Anonim

O Windows XP alcançará o status de fim de vida útil em abril de 2014, algo que a Microsoft há muito instou os clientes a se prepararem. Embora a maioria dos usuários já tenha atualizado para versões mais modernas do Windows, é hora de também iniciar o planejamento de longo prazo para a morte do Windows 7.

Conforme observado pela observadora da Microsoft Mary Jo Foley, a empresa Redmond começou a revelar seus planos de longo prazo para o popular sistema operacional de desktop. Com o lançamento do Windows 8 em outubro de 2012, a Microsoft deixou o Windows 7 coexistir por cerca de um ano, encerrando as vendas no varejo do sistema operacional em 30 de outubro de 2013. Os OEMs, apoiados por seus clientes corporativos mais importantes, receberão um pouco mais tempo, no entanto, e poderá continuar oferecendo o Windows 7 pré-instalado em novos PCs por pelo menos mais um ano, com a Microsoft ainda trabalhando para estabelecer uma data de corte específica.

Isso não significa que o Windows 7 desaparecerá repentinamente no final do próximo ano, é claro. A recepção relativamente negativa do Windows 8 por parte de consumidores e empresas indica que o Windows 7 continuará sendo o sistema operacional preferido dos usuários de PCs de mesa nos próximos anos. Com isso em mente, e com a esperança de evitar a repetição da relutância do cliente em abandonar o Windows XP, a Microsoft também está começando a falar sobre o fim da vida útil do Windows 7.

A Microsoft afirma que o suporte "Mainstream" ao Windows 7 com Service Pack 1 terminará em 13 de janeiro de 2015 (o suporte para versões do Windows 7 anteriores à atualização do SP1 terminou em abril de 2013). “Suporte principal” refere-se a atualizações gratuitas da Microsoft que abrangem novos recursos, melhorias de compatibilidade e outras alterações não essenciais, além de patches de segurança.

Aqueles que desejam usar o Windows 7 a longo prazo estarão mais interessados ​​no final do suporte "estendido" para o sistema operacional, agora listado em 14 de janeiro de 2020. Tecnicamente, o suporte estendido é um serviço pago oferecido pela Microsoft para empresas e empresas. clientes corporativos. Ele oferece uma abordagem mais limitada e focada na segurança para manter o software mais antigo funcionando bem. A boa notícia para os consumidores é que a Microsoft, semelhante à sua estratégia do Windows XP, continuará lançando patches de segurança gratuitamente para os consumidores até o final da extensa fase de suporte do Windows 7.

Note-se que as datas mencionadas no Windows XP e Windows 7 são simplesmente datas de suporte. Os dois sistemas operacionais continuarão em execução após essas datas, mas a Microsoft não lançará patches de segurança para solucionar novas falhas e vulnerabilidades. Isso significa que os clientes estão livres para continuar executando o sistema operacional de sua escolha, mas precisam entender que usar um sistema operacional que não é mais suportado os colocará em risco considerável de vírus, malware e outras ameaças indesejáveis ​​à segurança.

Microsoft inicia o planejamento do suporte ao final do Windows 7