Anonim

Em notícias que provavelmente serão recebidas com um coro de gemidos, a Microsoft e a Sony estão entrando no modelo free-to-play para seus próximos consoles da próxima geração, de acordo com declarações do vice-presidente da Epic Games, Mark Rein, em uma mesa redonda discussão para a conferência Game Horizon no Reino Unido nesta semana.

O Sr. Rein disse à platéia durante a discussão que “os consoles de próxima geração vão adotar totalmente o free-to-play e esses modelos de negócios do tipo IAP. Portanto, caso você não saiba que estou divulgando isso. Sony e Microsoft estão indo pesadamente nessa área. ”

O modelo “free-to-play” (FTP) conta com o fornecimento de um jogo com funcionalidade ou conteúdo limitados, sem nenhum custo e, em seguida, cobra aos jogadores após o download o acesso ao conteúdo e aos recursos bloqueados. Tornou-se controverso depois que títulos usando o modelo inundaram mercados de aplicativos móveis, como a iOS App Store e o Google Play nos últimos anos.

Em teoria, os títulos FTP oferecem vantagens para consumidores e editores. Os consumidores podem experimentar um pequeno gostinho de um jogo de graça e pagar apenas se aproveitarem a experiência e quiserem mais conteúdo. Como alternativa, os editores podem usar as compras no aplicativo (IAPs), o método pelo qual a receita é derivada dos jogos de FTP, para vender aos consumidores níveis, itens ou habilidades únicos ou prolongar a vida de um jogo vendendo pacotes de expansão para títulos comerciais.

Muitos jogadores acreditam que o modelo agora é abusado pelos editores para prender os jogadores a "pagamentos perpétuos". Por exemplo, o Real Racing 3 , lançado recentemente, publicado pela EA, usa pontos no jogo e moeda para determinar quanto tempo um jogador pode competir . Quando os carros dos jogadores são inevitavelmente danificados, eles ficam fora do jogo por horas enquanto o carro é reparado, a menos que eles usem dinheiro real para comprar pontos de reparo. Como resultado, um jogador que gosta do jogo e o joga muitas vezes passa muito mais tempo nas chamadas “micro-transações” do que gastaria se o jogo tivesse sido lançado inicialmente como um título comercial a um preço fixo.

Outros jogos levam o conceito ainda mais longe, dando aos jogadores do download gratuito quase nenhuma funcionalidade e importunando-os a cada poucos minutos para fazer IAPs por quantias absurdas de dinheiro. Muitos desses jogos são voltados para crianças, que são levadas a acumular milhares de dólares em acusações. A Apple, como uma empresa que permite esses jogos enganosos em sua App Store, foi processada pelos pais em 2011. A empresa agora rotula jogos que usam IAPs e instrui os pais sobre como impedir que seus filhos façam compras.

Embora a probabilidade de jogos fraudulentos fronteiriços aparecendo nas plataformas de console da próxima geração seja baixa, a chance de os editores mudarem seus jogos para um modelo de FTP com pagamentos perpétuos é muito mais realista. Os presentes durante os comentários do Sr. Rein expressaram preocupação e dúvida, desafiando-o a apresentar algumas evidências para a alegação. O Sr. Rein respondeu: “Bem, estou lhe dizendo. Estou lhe dizendo o que eles estão dizendo aos desenvolvedores. ”

O PS4 da Sony e o próximo Xbox da Microsoft são esperados nesta temporada de férias. A Sony já divulgou alguns dos detalhes do PS4 em um evento em fevereiro, embora não tenha feito menção significativa a títulos "free-to-play" ou compatibilidade de mercado. A Microsoft pode revelar mais sobre esse suposto desenvolvimento quando lançar o próximo Xbox em 21 de maio.

Microsoft e Sony supostamente interessadas em jogar grátis para consoles da próxima geração