Anonim

Se você é usuário do Windows, pode ter visto o Serviço da Plataforma de Proteção de Software da Microsoft (Sppsvc.exe) em execução no Gerenciador de Tarefas. Como o nome sugere, é um serviço de segurança instalado no Windows que tenta impedir a pirataria. Não é DRM, mas rastreia e verifica o software em execução no seu computador para garantir que ele seja genuíno. Está tudo muito bem, mas quando consome muita CPU, não é tão bem-vindo.

Consulte também o nosso artigo Como acelerar o Windows 10 - O melhor guia

Se você vir Sppsvc.exe ocupando muita CPU ou perceber que o computador está ficando mais lento ou com dificuldades ao executar tarefas normais, consulte o Gerenciador de Tarefas. Se o Sppsvc.exe estiver mostrando alta utilização da CPU, ele está com problemas.

Serviço da Plataforma de Proteção de Software da Microsoft

O Serviço de Plataforma de Proteção de Software da Microsoft não apenas verifica a pirataria, mas também monitora aplicativos e programas quanto a códigos invadidos, adulterações ou comportamentos estranhos. Embora destinado a proteger o fluxo de renda da Microsoft, ele tem um benefício colateral de alertá-lo sobre problemas com seus programas ou bloqueá-los ativamente para proteger seu computador.

Contudo. Às vezes, o processo Sppsvc.exe pode demorar muito tempo na CPU. Mesmo que você não execute nenhum software pirateado e tudo o que você instalou seja legítimo e pago, o processo pode se complicar e gradualmente consumir todos os ciclos do processador.

Se você estiver usando um software pirateado ou uma cópia ilegal do Windows, o Sppsvc.exe desacelerará o seu PC. A falha que permitiu o funcionamento do programa em questão será interrogada pelo Serviço de Plataforma de Proteção de Software da Microsoft e provavelmente será sinalizada por ele. À medida que os dois programas se enfrentam, mais tempo do processador será usado.

Se todos os seus programas são legítimos e legais e o Microsoft Software Protection Platform Service ainda está usando sua CPU, há algumas coisas que você pode fazer.

Reinicie o serviço

Se você tiver uma conta de administrador, poderá reiniciar o Sppsvc.exe. Se o processo estiver bloqueado em um ciclo, a reinicialização interrompe isso. Nem sempre isso resolve o problema, mas é um bom ponto de partida. Nem sempre é tão fácil quanto selecionar e reiniciar o serviço.

  1. Pressione a tecla Windows e pressione R para abrir a caixa de diálogo de execução.
  2. Digite 'services.msc' e pressione Enter.
  3. Localize a proteção de software.
  4. Se você conseguir, selecione Reiniciar.

Se a opção Reiniciar não estiver disponível, precisamos nos apropriar dela.

  1. Digite 'cmd' na caixa de pesquisa do Windows.
  2. Quando o prompt de comando aparecer no menu do Windows, clique com o botão direito do mouse e selecione Executar como administrador.
  3. Digite 'takeown /FC:\Windows\System32\sppsvc.exe' e pressione Enter.
  4. Repita as etapas acima.

Na maioria dos casos, isso deve ser suficiente para parar o Serviço da Plataforma de Proteção de Software da Microsoft que consome muita CPU. Caso contrário, tente o próximo passo.

Verifique se há malware ou vírus

Uma das principais tarefas do Microsoft Software Protection Platform Service é verificar modificações ou adulterações nos programas. Isso nem sempre é causado pela pirataria, mas também pode ser realizado por malware ou vírus. Se você redefinir o serviço, mas o processo Sppsvc.exe voltar a usar sua CPU novamente, pode estar lutando contra um malware.

Execute uma verificação completa de malware com o seu scanner preferido. Em seguida, execute uma verificação antivírus completa. Não execute uma verificação inteligente, mas completa. É melhor deixar esse processo da noite para o dia. Se as varreduras não encontrarem nada, passe para a próxima etapa.

Modo de segurança do Windows

O Modo de Segurança do Windows é uma maneira de carregar o Windows com a quantidade mínima de serviços, drivers e processos em execução em segundo plano. É uma boa maneira de determinar se o Serviço da Plataforma de Proteção de Software da Microsoft está tendo problemas com um programa ou outra coisa. Se o Sppsvc.exe não usar muita CPU no modo de segurança, mas no modo normal, o problema provavelmente ocorrerá em um programa.

  1. Selecione o botão Iniciar do Windows e selecione energia.
  2. Mantenha pressionada a tecla Shift e selecione Reiniciar.
  3. Quando o computador reiniciar, selecione Solução de problemas, Opções avançadas, Configurações de inicialização e Reiniciar.
  4. Selecione Modo de segurança com rede e deixe o Windows carregar.

Execute o seu computador no Modo de Segurança pelo mesmo período de tempo que normalmente levava o Sppsvc.exe a usar sua CPU. Se nada acontecer, reinicie no modo normal. Se o Sppsvc.exe ainda consumir o tempo da CPU, considere a possibilidade de reinstalar o Windows, pois é provavelmente algo terminal.

Depois de reiniciado no modo normal:

  1. Digite 'cmd' na caixa de pesquisa do Windows.
  2. Quando o prompt de comando aparecer no menu do Windows, clique com o botão direito do mouse e selecione Executar como administrador.
  3. Digite 'sfc / scannow' e pressione Enter. Permita que o processo seja concluído.

Se o Verificador de arquivos do sistema encontrar problemas, ele os corrigirá. Felizmente, o que for corrigido interromperá o Serviço da Plataforma de Proteção de Software da Microsoft usando toda a sua CPU!

Serviço de plataforma de proteção de software da Microsoft - por que ele usa tanto CPU?