Anonim

Pouco mais de um ano depois de formar um empreendimento de e-book com a Barnes & Noble, a Microsoft está tentando comprar os ativos digitais do empreendimento na ordem de US $ 1 bilhão, de acordo com documentos obtidos pelo TechCrunch esta semana.

O Nook Media LLC, o desmembramento formado após o investimento de US $ 300 milhões da Microsoft em abril de 2012, lida com o conteúdo de livros digitais da loja online Nook da Barnes & Noble, dos eReaders e tablets baseados no Android e aplicativos móveis para plataformas de terceiros. Os ativos da empresa também incluem uma divisão de livros didáticos universitários com distribuição digital e varejo. A Microsoft está interessada apenas nos aspectos eReader e eBook da empresa, deixando a divisão acadêmica para a Barnes & Noble.

A Microsoft investiu inicialmente com a Barnes & Noble em um esforço para aprimorar o conteúdo de e-books para o Windows Phone e os futuros dispositivos Windows 8. Não está claro se os planos da Microsoft para o Nook Media incluem tornar seu conteúdo exclusivo para dispositivos e serviços baseados no Windows.

Também mencionada nos documentos obtidos pelo TechCrunch, há mais uma confirmação de que a Nook Media planeja interromper seus negócios de tablets baseados no Android até o final do ano de 2014. Após a introdução do Nook eReader em 2009, a Barnes & Noble expandiu a marca para tablets baseados no Android em 2010 com o Nook Color. A linha registrou vendas medíocres em face de todos os tablets de grandes marcas, como Samsung e Apple. Em vez disso, a empresa planeja reorientar seus esforços como provedor de conteúdo para aplicativos em plataformas de terceiros.

As estimativas dos documentos, ainda a serem confirmadas, mostram aos negócios do Nook US $ 1, 215 bilhão no ano fiscal de 2012 (final de 30 de abril de 2013), com uma perda de US $ 262 milhões. Prevê-se que a receita caia para US $ 1, 091 bilhão, com uma perda de US $ 360 milhões no ano fiscal de 2013.

Nem a Microsoft nem a Barnes & Noble comentaram os documentos.

Microsoft supostamente quer comprar ativos de ebook de brechas por US $ 1 bilhão