A Microsoft oferece uma versão para Mac de seu pacote de produtividade do Office há anos, mas uma das principais vantagens desfrutadas exclusivamente pelos usuários do Windows é o OneNote, o popular software de organização e anotações da empresa. Lançado em 2003, o OneNote foi limitado ao Windows e, recentemente, a aplicativos móveis. Mas isso pode mudar nas próximas semanas, pois rumores surpreendentes indicam que a Microsoft está preparando um aplicativo OneNote para Mac gratuito e de pleno direito.
Fontes que conversam com Mary Jo Foley, da ZDNet , afirmam que a introdução do OneNote para Mac faz parte de um esforço mais amplo da Microsoft para colocar o software nas mãos de mais usuários. Além de seus planos de OS X, a Microsoft também planeja fazer a versão para Windows do aplicativo, que hoje custa US $ 70 por conta própria, gratuita para todos os usuários.
Também acompanha a versão do OneNote para Mac, novas versões do Clipper e Office Lens. O primeiro permite que os usuários capturem rapidamente capturas de tela e dados para inclusão em blocos de anotações sincronizados do OneNote, enquanto o último fornece reconhecimento óptico de caracteres para imagens contendo texto.
Uma versão atualizada do Office para Mac já está lançada ainda este ano, mas as fontes da Microsoft parecem indicar que o aplicativo OneNote para Mac chegará mais cedo. Portanto, não está claro neste momento se a Microsoft aguardará o lançamento do OneNote para Mac junto com o novo Office, ou se o preço declaradamente "gratuito" do aplicativo permitirá que a empresa o libere mais cedo como um produto independente.
Embora o OneNote seja hoje um componente popular do Office para Windows, as soluções gratuitas de terceiros de plataforma cruzada, como o Evernote, explodiram em popularidade nos últimos anos. Os planos relatados pela Microsoft para o OneNote podem, portanto, estar diretamente vinculados à concorrência com esses serviços de terceiros. Como mencionado, a empresa já oferece o software nas plataformas Windows, Web e móvel. Adicionar uma versão do OS X juntamente com uma sincronização multiplataforma mais robusta, além de liberar todo o pacote, serviria como uma alternativa atraente para serviços como o Evernote.