Anonim

Quando a Microsoft confirmou a data de lançamento de 17 de outubro para o Windows 8.1 no mês passado, a empresa tomou a decisão incomum de negar aos desenvolvedores e profissionais de TI o acesso antecipado à versão do software RTM ("release to manufacturing"). As compilações da RTM são geralmente consideradas "finais" e são enviadas aos parceiros de fabricação semanas ou meses antes do lançamento público. Os membros dos programas MSDN e TechNet da Microsoft historicamente receberam acesso a essas versões ao mesmo tempo, permitindo testar seu software e preparar suas implantações de TI antes do lançamento público. A decisão inicial da Microsoft de manter a versão RTM das mãos dos desenvolvedores até o lançamento público receber críticas imediatas e fortes.

Felizmente, a empresa mudou de rumo nesta semana, lançando a versão RTM do Windows 8.1 no MSDN e TechNet e emitindo uma declaração sobre a reversão:

Ouvimos de você que nossa decisão de não lançar inicialmente os bits do Windows 8.1 ou Windows Server 2012 R2 RTM foi um grande desafio para nossos parceiros de desenvolvimento, pois eles estavam preparando novos aplicativos para Windows 8.1 e para profissionais de TI que estavam se preparando para implantações no Windows 8.1. Ouvimos, valorizamos sua parceria e estamos nos ajustando com base nos seus comentários.

A decisão de lançar a versão RTM é importante para os desenvolvedores. Embora desenvolvedores e consumidores tenham acesso ao Windows 8.1 Consumer Preview, muita coisa mudou desde seu lançamento em junho, e os desenvolvedores precisam de acesso avançado para garantir que seus aplicativos estejam prontos para o primeiro dia de disponibilidade pública.

Além do Windows 8.1, a Microsoft também anunciou o acesso do desenvolvedor ao Windows Server 2012 RTM e ao Visual Studio 2013 Release Candidate. A versão Enterprise do Windows 8.1 também será disponibilizada pelos mesmos canais "ainda este mês".

O Windows 8.1 representa um refinamento significativo das mudanças drásticas trazidas pelo Windows 8, introduzindo uma série de novos recursos e melhorias. Será uma atualização gratuita para todos os usuários que executam o Windows 8 e estará disponível para download na Windows Store na quinta-feira, 17 de outubro.

Microsoft relenta e lança o Windows 8.1 rtm no msdn & technet