Anonim

Uma lenda persistente na comunidade de jogos é que, em 1983, a Atari enterrou milhões de cópias não vendidas dos jogos Atari 2600 ET Extra-Terrestrial e Pac-Man em um aterro sanitário no Novo México após suas colossais falhas de varejo e críticas. Agora, depois de anos de especulações e negociações, uma equipe de documentários da Fuel Entertainment, com financiamento do Xbox Entertainment Studios da Microsoft, está prestes a escavar o suposto site de dumping da Atari para um filme intitulado Dumping the Alien :

Em 1983, Atari supostamente enterrou milhões de cópias não vendidas de jogos de ET: The Extraterrestial para 2600. Trinta anos depois, a Fuel Entertainment vai descobrir se eles realmente estão lá e documentar sua jornada.

O boato do aterro sanitário de Atari é amplamente considerado uma lenda urbana, mas os eventos que o cercam são infelizmente reais. A Atari e seu popular console 2600 dominaram o mercado de videogames domésticos no início dos anos 80, atingindo mais de 80% de participação de mercado em 1982. Mas quando o crescimento começou a desacelerar no final do ano, a empresa optou por apostar em grandes franquias no mercado. espero que isso estimule uma nova onda de adoção de clientes. Essas apostas incluíam um porto de origem do sucesso de arcade de Pac-Man , um movimento que Atari estava tão confiante de que a empresa fabricou 12 milhões de cópias do jogo em um momento em que apenas 10 milhões de 2600 consoles foram vendidos.

Na mesma época, a Warner Communications, empresa controladora da Atari, negociou o maior acordo de licenciamento de conteúdo de videogame até o momento, garantindo os direitos do ET de Steven Spielberg, o Extra-Terrestrial, por US $ 20 a US $ 25 milhões. No entanto, o jogo resultante, apressado para chegar ao mercado a tempo da temporada de compras de 1982, foi um desastre absoluto. Sua jogabilidade de buggy e incompleta e gráficos e sons rudimentares (mesmo para a época) fizeram com que fosse considerado o pior videogame de todos os tempos. O poder da marca do jogo ainda levou a cerca de 1, 5 milhão de vendas, mas, à medida que a notícia da má qualidade do jogo se espalhou, as vendas caíram e deixaram a Atari com milhões de cópias não vendidas. Embora muitos fatores tenham contribuído para o "Great Video Game Crash of 1983", o ET do Atari 2600 é amplamente considerado o símbolo mais proeminente do evento.

Com milhões de cartuchos não vendidos e problemas financeiros crescentes, há rumores de que a Atari simplesmente jogou fora os produtos sobressalentes. Uma série de relatórios de setembro de 1983 do Alamogordo Daily News afirma que até 20 caminhões de caixas de Atari foram esmagados e enterrados em um aterro sanitário em Alamogordo, uma pequena cidade a cerca de 150 quilômetros ao norte de El Paso. As autoridades da Atari alegaram que a empresa estava simplesmente despejando produtos quebrados e devolvidos, “coisas inoperáveis ​​em geral”, mas os saques subsequentes do site pelos jovens da cidade teriam revelado outros cartuchos e consoles de jogos da Atari. Uma vez concluído o despejo, uma camada de concreto foi derramada sobre o local, alimentando ainda mais a especulação sobre o conteúdo e a finalidade do despejo.

Para responder a essas perguntas, a Fuel Entertainment solicitou e obteve permissão da Comissão da Cidade de Alamogordo em maio de 2013 para acessar o local do aterro e filmar um documentário sobre suas descobertas. Esses planos foram suspensos no início deste ano devido a preocupações da Divisão de Proteção Ambiental do Novo México, mas um acordo foi fechado este mês para permitir que o projeto prossiga.

A eventual queda da Atari foi o resultado de muito mais do que os cartuchos de ET descartados, mas o evento tornou-se sinônimo de falhas da empresa. A descoberta do que realmente está por baixo do concreto em Alamogordo, no Novo México, é, portanto, um evento histórico importante na história da indústria de jogos.

A equipe da Fuel Entertainment começará a escavação ainda este mês. A Microsoft convidou o público a participar do evento, que acontecerá das 9h30 às 19h30 no sábado, 26 de abril. Se Geraldo Rivera estará no local para ver a grande revelação.

Microsoft pronta para escavar o alegado aterro e atari em 26 de abril