Anonim

As respectivas quotas de mercado do Windows RT e do Windows Phone são inferiores ao ideal, e o novo chefe da Microsoft no Windows, Terry Myerson, planeja abordar isso: liberá-las. De acordo com fontes da Microsoft que conversaram com o The Verge na quarta-feira, a empresa Redmond colocou a noção de fornecer seus sistemas operacionais focados em dispositivos móveis aos fabricantes de graça, semelhante à estratégia de distribuição do Android do Google, sob séria consideração.

Como parte de uma mudança mais ampla na direção para o futuro do Windows - uma mudança que pode até ver o retorno do menu Iniciar completo - um sistema operacional móvel licenciado livremente pode dar à Microsoft uma arma poderosa para usar o Android e o iOS da Apple quando trata-se de atrair os fabricantes de dispositivos.

Embora muitos se surpreendam com essa mudança, faz sentido no contexto da aquisição pendente da empresa do negócio de hardware móvel da Nokia. Atualmente, a Microsoft gera receita móvel cobrando taxas de licenciamento para seus sistemas operacionais Windows Phone e Windows RT, semelhante à estratégia empregada há anos nas versões para desktop do Windows. Mas como a Nokia já responde por mais de 80% dos aparelhos baseados no Windows, haverá relativamente poucas fontes para coletar receita de licenciamento após a conclusão da aquisição.

A Microsoft não planeja abrir mão de todas as receitas móveis, no entanto. A empresa espera que um aumento na participação de mercado causado por sistemas operacionais licenciados livremente permita recuperar a receita perdida por meio de uma combinação de compras de aplicativos e receita de anúncios derivada dos aplicativos de notícias e entretenimento da Microsoft. Uma base de usuários aumentada provavelmente também significaria mais assinantes dos serviços pagos da Microsoft, como SkyDrive, Office 365 e Xbox Music.

Uma mudança para as versões móveis do Windows com licença livre representaria uma grande mudança para a Microsoft, uma empresa que ganhou bilhões principalmente com taxas de licenciamento de software. Com o Windows Phone vacilando e o futuro da empresa atrelado ao seu sucesso nos dispositivos móveis, no entanto, a jogada ousada pode ser a única maneira de ganhar terreno no Google. Mas a pergunta permanece: o Sr. Myerson será capaz de executar um plano tão drástico na ausência de um novo CEO?

Microsoft pode reduzir custos de licenciamento do Windows Phone & RT para oems móveis