A controversa estratégia de atualização da Microsoft para o Windows 10 está finalmente chegando ao fim. Depois de encerrar oficialmente a promoção de atualização gratuita em 29 de julho, o aplicativo "Get Windows 10" está sendo removido dos PCs dos usuários que recusaram a oferta de atualização.
Uma nova atualização lançada agora via Windows Update para usuários do Windows 7 e 8.1 "remove o aplicativo Get Windows 10 e outros softwares relacionados à oferta de atualização gratuita do Windows 10 que expirou em 29 de julho de 2016".
Uma oferta que você não pode recusar
A Microsoft anunciou em 2015 que o Windows 10 seria uma atualização gratuita por tempo limitado para usuários com cópias validamente licenciadas do Windows 7 e Windows 8. Para facilitar esse processo, a Microsoft lançou o aplicativo "Get Windows 10" como uma atualização opcional via Windows Update. O aplicativo notificou os usuários do Windows 7 e 8 de sua elegibilidade para o Windows 10 e permitiu que eles reservassem sua cópia gratuita do sistema operacional. Mais tarde, quando o Windows 10 estivesse disponível publicamente, o usuário poderia usar o aplicativo para iniciar o processo de atualização.
Com o tempo, no entanto, a Microsoft fez alterações no aplicativo Get Windows 10, instalando-o automaticamente nos computadores dos usuários e tornando-o mais invasivo para usuários que ainda precisavam atualizar. No início, o aplicativo começou a baixar os arquivos de instalação do Windows 10 com vários gigabytes antes mesmo de o usuário concordar com a atualização, causando problemas para aqueles com limites limitados de largura de banda na Internet. Eventualmente, os usuários começaram a relatar que seus PCs estavam sendo atualizados para o Windows 10 sem o seu consentimento, causando grandes problemas com a compatibilidade de software e hardware.
Muitos especulam que a postura cada vez mais agressiva da Microsoft se deve a taxas de adoção do Windows 10. inferiores às esperadas. Embora as ações da empresa sejam difíceis de defender, outros sugerem que a Microsoft estava tentando garantir que todos os usuários qualificados recebessem a atualização gratuita, como muitos inevitavelmente reclamariam. se eles percebessem que teriam que pagar pelo Windows 10 após a promoção de um ano.
Independentemente dos motivos, o manuseio da Microsoft do processo de atualização do Windows 10 foi fortemente criticado por usuários e governos e abriu a empresa à responsabilidade legal em alguns casos.
Feliz aniversário
O contrato de atualização gratuita de um ano para o Windows 10 expirou oficialmente em 29 de julho de 2016, o primeiro aniversário do lançamento público do sistema operacional. Para a frustração de usuários, empresas e analistas do setor, a Microsoft não estava clara sobre exatamente o que aconteceria em 30 de julho.
Acontece que o aplicativo Get Windows 10 parou de incomodar os usuários naquela época, embora as atualizações já programadas do Windows 10 tenham ocorrido sem problemas. No entanto, o aplicativo Get Windows 10 permaneceu nos PCs do usuário, mesmo que não estivesse exibindo notificações pop-up, e os usuários ainda puderam atualizar para o Windows 10 executando uma instalação limpa e usando uma chave de produto válida do Windows 7 ou Windows 8 ativar.
Com a atualização mais recente desta semana, parece que os últimos vestígios do aplicativo Get Windows 10 estão finalmente sendo eliminados. Os usuários que instalam a atualização KB3184143 devem ver todos os programas e arquivos relacionados à atualização do Windows 10 removidos de seus PCs.
Ativação sob Demanda
Embora pareça que as atualizações automáticas e irritantes impostas aos usuários do Windows 7 e 8 já foram feitas para sempre, o futuro do processo de atualização do Windows 10 não está totalmente claro. A Microsoft declara oficialmente que o período de atualização gratuita durou apenas um ano - de 29 de julho de 2015 a 29 de julho de 2016 - mas, como mencionado acima, os usuários a partir de hoje ainda podem ativar o Windows 10 gratuitamente inserindo um Windows 7 ou Windows 8 válido chave de licença.
Por seu lado, um porta-voz da Microsoft forneceu a Mary Jo Foley do ZDNet a seguinte declaração:
O aplicativo Get Windows 10 (GWX) foi desenvolvido para facilitar o processo de atualização do Windows 10 para clientes existentes do Windows 7 e 8.1 para a oferta de atualização gratuita de um ano que terminou em 29 de julho. A partir de 20 de setembro, o aplicativo Get Windows 10 e todas as outras atualizações relacionadas à oferta de atualização gratuita do Windows 10 serão removidas dos dispositivos dos clientes Windows 7 e 8.1.
Além da declaração acima, a empresa não tem mais nada a compartilhar.
Portanto, em resumo, os usuários do Windows 7 e 8 que não desejam atualizar para o Windows 10 agora devem estar livres de incomodações da Microsoft. Mas aqueles que desejam atualizar, pelo menos sem tirar proveito de uma brecha moralmente questionável, parecem ainda conseguir ativar as chaves de produto do Windows 7 e 8.
Não temos idéia de quanto tempo a Microsoft permitirá a ativação via chaves de produto do Windows 7 e 8, mas essa abordagem é uma maneira muito melhor de incentivar a adoção do Windows 10 sem despertar a ira de usuários e governos.