A Microsoft fez três grandes anúncios do Xbox One na terça-feira, revelando que a empresa lançará uma versão de US $ 399 do console sem o sensor de movimento Kinect, que o popular programa Games with Gold será expandido para incluir jogos do Xbox One e que aplicativos de entretenimento como o Netflix não requerem mais uma assinatura do Xbox Live Gold. Todas as alterações serão lançadas em junho.
O chefe do Xbox, Phil Spencer, fez o anúncio no blog oficial do Xbox Wire:
Temos o prazer de trazer Games with Gold para os membros do Xbox Live Gold no Xbox One em junho. Os membros terão acesso por assinatura a jogos gratuitos, desde os principais sucessos até as novas estrelas independentes. O programa será lançado no Xbox One com "Max: The Curse of Brotherhood" e "Halo: Spartan Assault". Uma única associação Gold permite que você acesse os jogos gratuitos do Xbox One e Xbox 360.
Ouvimos dizer que você deseja mais opções do Xbox One. Você deseja uma ampla variedade de opções em suas experiências de jogos e entretenimento e também opções na sua seleção de hardware.
Se você comprar o Xbox One por US $ 399 e, posteriormente, decidir que deseja ter todas as experiências que o Kinect permite, também ofereceremos um sensor independente para o Xbox One no final deste outono. Compartilharemos mais detalhes sobre o Kinect independente para Xbox One nos próximos meses.
A introdução de um Xbox One sem Kinect pode ser uma surpresa para alguns, mas a mudança colocará pelo menos uma versão do console em pé de igualdade com o preço do PS4 da Sony, que até agora superou significativamente o principal console da Microsoft. Enquanto o Kinect "continua sendo uma parte importante da visão", as fortes vendas do Xbox One, de US $ 399, podem significar um fim para o sensor de movimento e voz, já que os desenvolvedores não poderão mais contar com todos os usuários finais que tenham acesso ao hardware.
A linguagem usada por Spencer ao discutir a expansão de Games with Gold para o Xbox One também atraiu preocupações. Spencer cita o "acesso baseado em assinatura" aos jogos gratuitos do programa, sugerindo que os jogadores perderão o acesso aos jogos com títulos Gold quando a assinatura expirar, semelhante à maneira como a Sony opera seu programa PlayStation Plus. Isso contrasta com o programa Xbox 360 Games with Gold, no qual os jogadores mantêm acesso total a todos os jogos quando a assinatura do Xbox Live Gold termina.
Independentemente disso, todos estão felizes em ver a dissociação do Xbox Live Gold e dos aplicativos de entretenimento do console. A partir do Xbox 360, os jogadores precisavam manter sua assinatura do Xbox Live Gold de US $ 60 por ano para acessar aplicativos de entretenimento como o Netflix, além da taxa padrão do Netflix. Agora, felizmente, um requisito tão estranho logo não será mais necessário.