A Microsoft deve expandir significativamente a disponibilidade internacional de seus tablets Surface nos próximos dois meses, de acordo com um post da empresa na terça-feira.
No final de fevereiro, anunciamos que estávamos ampliando a disponibilidade da família Surface. Desde então, recebemos muitos comentários de que as pessoas querem que expandamos a disponibilidade cada vez mais rápido. Sabemos que demoramos um tempo para entrar em contato com você, mas ouvimos você e estamos entusiasmados por poder fornecer uma atualização sobre os países onde o Surface RT e o Surface Pro serão lançados em maio e junho.
O Surface RT baseado em ARM, lançado pela primeira vez no final de outubro de 2012, será expandido para o México até o final de maio e para a Coréia e Tailândia em junho. Devido ao seu avanço, o dispositivo já está disponível em 26 países, incluindo Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, China, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Hong Kong, Irlanda, Itália, Japão, Luxemburgo, Holanda, Nova Zelândia, Noruega, Portugal, Rússia, Cingapura, Espanha, Suécia, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos.
O Surface Pro baseado em x86, lançado em fevereiro, atualmente está disponível apenas nos Estados Unidos, Canadá e China. A Microsoft planeja expandir seu alcance para 24 mercados adicionais nos próximos dois meses. Isso inclui Austrália, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Hong Kong, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Nova Zelândia, Holanda, Noruega, Portugal, Espanha, Suécia, Suíça e Reino Unido até o final de maio e Coréia, Malásia, Rússia, Cingapura e Tailândia até o final de junho. Nenhuma informação de preços para esses novos mercados ainda está disponível.
A empresa também prometeu resolver os problemas de fornecimento com o modelo Surface Pro de 128 GB. Um problema controverso que gira em torno do Surface é a quantidade de espaço restante para os dados do usuário. Após contabilizar a formatação e os arquivos essenciais do sistema operacional, os usuários têm acesso a significativamente menos espaço de armazenamento do que o anunciado. O modelo de 64 GB, por exemplo, deixa o usuário com apenas 23 GB de espaço disponível, enquanto o modelo de 128 GB tem 83 GB disponíveis por padrão.
Como resultado, aqueles com um forte interesse em adotar a nova plataforma da Microsoft estavam ansiosos por adquirir a configuração maior de 128 GB, pois os 23 GB de espaço livre no modelo de 64 GB são insuficientes para muitos usuários.
Esse aumento da demanda, juntamente com a escassez de produção, deixou o modelo de 128 GB fora de estoque na maioria dos varejistas. Brian Hall, gerente geral da divisão Surface, afirmou na postagem do blog que a empresa está ciente da escassez e está "trabalhando duro" para aumentar a disponibilidade, para que os mercados existentes e os novos mercados tenham "o produto de 128 GB consistentemente em estoque".