Hoje é o dia . Após meses de avisos e avisos, a Microsoft hoje oficialmente interrompe o suporte ao Windows XP. Enquanto alguns governos e grandes empresas continuarão a receber suporte especializado (e caro) para as instalações existentes do Windows XP, praticamente todas as versões de consumidor do sistema operacional ficarão sem patches diante das novas ameaças à segurança a partir de amanhã.
Os computadores baseados no Windows XP continuarão funcionando, é claro, mas os ataques ao seu sistema principal, incluindo malware oculto, não serão mais corrigidos pela Microsoft, deixando centenas de milhões de PCs vulneráveis a novas ameaças. Como resultado, a Microsoft aumentou a urgência de suas mensagens para os usuários à medida que a data de final de vida útil se aproxima, incluindo ofertas recentes de descontos para quem compra novos PCs e tablets Windows e substitui o hardware XP antigo.
PCs com Windows XP que não estão conectados a redes locais ou à Internet provavelmente são seguros de usar (supondo que ainda não estejam infectados), mas todos os outros são instados a atualizar para uma versão suportada do Windows, que atualmente inclui o Windows Vista, Windows 7 e Windows 8. Aqueles que insistem em continuar executando o XP devem mudar seu navegador para o Google Chrome ou Mozilla Firefox, os quais continuarão recebendo atualizações de segurança e obterão e manterão um software anti-malware de qualidade.
Também está agendado hoje o Office 2003. Embora os usuários tenham várias versões mais recentes do pacote para as quais eles podem atualizar, a Microsoft não está surpreendendo com o programa de assinatura do Office 365, que concede acesso à versão mais atual do software no Windows ou OS X por entre US $ 20 e US $ 100 por ano, dependendo do plano.
Aqueles que não desejam gastar dinheiro com a Microsoft também devem considerar migrar seu hardware XP para alternativas gratuitas, como o Ubuntu Linux e o OpenOffice. De qualquer forma, não se esqueça de migrar para fora do Windows XP; muitos dos avisos sobre o desaparecimento do sistema operacional podem ter sido exagerados, mas simplesmente não vale o risco agora que a Microsoft abandonou o software.