A marcha da Microsoft em direção ao software de assinatura universal levou outra vítima. O TechNet, portal de software da empresa para profissionais de TI, deixará de aceitar novas adesões em 31 de agosto de 2013 e será encerrado completamente em 30 de setembro de 2014, segundo um email enviado aos assinantes na segunda-feira.
O TechNet foi lançado em 1998 e deu aos profissionais de TI acesso a praticamente todos os softwares de desktop da Microsoft. Por uma taxa anual que, ao longo dos anos, variava entre US $ 200 e US $ 500, os membros podiam baixar as versões atuais e passadas das ferramentas do Office, Windows, SharePoint, SQL, Server e mais, além de várias licenças para cada produto que concedia ao usuário total acesso ao software.
Essas licenças foram projetadas apenas para fins de avaliação e teste e, de fato, muitos profissionais de TI as usaram de acordo com os termos da Microsoft. Sem esse programa, seria financeiramente impossível para ambientes corporativos menores testar seus softwares e implantações em uma ampla variedade de produtos da Microsoft; o custo de varejo de toda a gama de softwares oferecidos pela taxa anual da TechNet seria facilmente de dezenas, senão centenas, de milhares de dólares.
Mas dois desenvolvimentos ocorreram nos últimos anos que levaram a Microsoft a fechar o TechNet. Primeiro, a Microsoft agora oferece testes gratuitos, variando de 30 a 180 dias, dependendo do produto e dos termos, para a maioria de seus softwares de desktop. Esses testes gratuitos devem, em teoria, cobrir quase todos os casos de uso para teste e avaliação de TI. Esse é o motivo "oficial" da Microsoft para a morte do TechNet.
Email da Microsoft para assinantes do TechNet
A segunda, e quase certamente mais importante, mudança foi o abuso do sistema. O TechNet foi desenvolvido para profissionais de TI, mas praticamente qualquer pessoa com recursos para cobrir a taxa de associação pode participar. Uma vez no programa, não havia limitações do mundo real nas chaves do produto fornecidas; os usuários com uma chave de produto TechNet para Windows, por exemplo, poderiam usá-la permanentemente da mesma maneira que uma chave de varejo com preço total. Somente uma auditoria manual de software da Microsoft descobriria que a chave estava sendo usada nos termos de serviço do TechNet.
Isso levou a dois cenários: primeiro, muitos membros do TechNet comprariam uma única associação por algumas centenas de dólares e teriam acesso perpétuo a todos os softwares atuais da Microsoft daquele ano. Eles poderiam instalar várias cópias “originais” do Windows, Office e muito mais em todos os seus computadores pessoais, bem como nos computadores de familiares e amigos. Segundo, e ainda pior, alguns membros do TechNet venderiam suas chaves de produtos on-line via eBay ou Craigslist, um abuso grave dos benefícios oferecidos pelo programa.
A Microsoft tentou solucionar esses problemas ao longo dos anos, reduzindo o número de chaves do produto fornecidas por cada assinatura do TechNet. Quando o programa começou, ele ofereceu 10 chaves para cada produto. A Microsoft reduziu isso para 5 em 2010 e depois para apenas 3 chaves no ano passado. Com o anúncio de segunda-feira, no entanto, parece que a empresa não estava satisfeita com a eficácia de suas alterações, e está claro que a Microsoft prefere clientes menores pagando (ou, melhor ainda, assinando) cada cópia do software em vez de uma cópia. modelo de associação menos lucrativo.
O TechNet iniciará o processo de desligamento neste outono. Novas associações não serão aceitas após 31 de agosto de 2013 e as que já foram adquiridas devem ser ativadas até 30 de setembro de 2013. As associações que já estiverem ativas manterão todos os seus benefícios até a data de vencimento. Na prática, isso significa que a morte efetiva do TechNet chegará em 30 de setembro de 2014 (supondo que você ative uma associação no último dia possível, 30 de setembro de 2013).
Para os membros atuais do TechNet, as chaves de produtos já reivindicadas continuarão a funcionar após a queda do TechNet, embora a licença para os produtos a eles associados tecnicamente pare após a expiração de cada associação. Isso significa que o software ativado continuará funcionando, mas os usuários violarão os termos da Microsoft, algo com o qual muitos membros do TechNet já estão familiarizados.
Os fóruns do TechNet e os recursos de suporte ao cliente on-line do serviço permanecerão disponíveis gratuitamente, e a Microsoft recomenda que os usuários ainda interessados em associações de software “tudo o que você pode comer” procurem uma assinatura do MSDN. Esse serviço, no entanto, direcionado aos desenvolvedores, custa significativamente mais do que uma assinatura equivalente do TechNet. Um plano de associação ao MSDN com o mesmo nível de acesso ao software que o TechNet começa em US $ 6.119 (embora exista um plano a partir de US $ 699 que fornece acesso apenas ao Windows). Isso significa que apenas empresas maiores encontrarão valor no MSDN como substituto do TechNet; todo mundo terá que pagar com testes gratuitos por tempo limitado.
Os interessados em experimentar o serviço antes de sua morte podem comprar um plano de associação on-line no portal TechNet.
Boa noite, querido TechNet. Você fará falta.