Anonim

Um dos primeiros grandes movimentos do novo CEO Satya Nadella acaba de chegar à imprensa. Segundo a Bloomberg , a Microsoft reduzirá o preço de licenciamento do Windows 8.1 em 70% para os fabricantes que produzem computadores e dispositivos de baixo custo. O corte de preço é uma resposta direta à concorrência acirrada no mercado básico com dispositivos como os Chromebooks baseados no Google.

O custo da licença do Windows 8.1 cairá para US $ 15 para os fabricantes que pré-instalarem o sistema operacional em dispositivos vendidos por menos de US $ 250. Isso está abaixo da taxa de licença de US $ 50 sob o esquema de preços anterior. Fontes familiarizadas com os planos da Microsoft dizem que a empresa não impõe limites no tipo, tamanho ou capacidade do dispositivo para se qualificar para a taxa reduzida, além do preço de varejo do dispositivo.

Embora a Microsoft ainda não tenha comentado publicamente o relatório, a empresa provavelmente espera que essa medida ajude a ela e seus parceiros de hardware a recuperar participação de mercado no segmento de mercado de baixo custo, que tem sido cada vez mais dominado por PCs Chromebook e tablets baseados no Android. Supondo que as economias nos custos de licenciamento sejam repassadas ao consumidor, pequenos tablets baseados no Windows por US $ 35 a menos do que vendem no momento seriam uma opção atraente para o consumidor, colocando algo como o bem-revisado Dell Venue 8 Pro perto dos US $ 200 marca.

Além disso, qualquer decisão que coloque mais dispositivos Windows nas mãos dos consumidores também será boa para a divisão Windows 8, que teve uma adoção mais lenta que seu antecessor, o Windows 7. Embora tenha anunciado no início deste mês que havia vendido mais de 200 milhões de licenças do Windows 8 até a presente data, a Microsoft sabe bem que seu sistema operacional mais recente segue significativamente as expectativas.

A empresa está, portanto, preparando respostas de vários ângulos. Além de sua tentativa de atrair mais compradores com custos mais baixos, a Microsoft também se dedica a alguns dos recursos mais controversos introduzidos no Windows 8. Uma atualização para o Windows 8.1, que será lançada nesta primavera, reintroduzirá controles maiores para usuários que não usam uma interface de toque, como menus com o botão direito do mouse e uma opção de inicialização na área de trabalho. A empresa também está considerando um retorno do menu Iniciar completo para Windows 9, previsto para o próximo ano.

Ainda estamos esperando a Microsoft comentar oficialmente o relatório da Bloomberg , e ainda não há informações sobre quando o novo preço entrará em vigor ou quando os consumidores poderão ver quedas de preços relacionadas.

Microsoft reduz custos de licenciamento do Windows 8.1 em 70% para dispositivos de entrada