Anonim

O suporte oficial da Microsoft para Windows XP terminou na semana passada, mas os clientes que não puderam ou não quiseram migrar para um sistema operacional mais novo dentro do prazo, como o IRS, ainda podem pagar à Microsoft por suporte estendido a um custo significativo. No entanto, com poucos clientes corporativos aceitando a oferta, a Microsoft decidiu reduzir significativamente os custos de suporte estendido do Windows XP em até 95%.

Conforme relatado pela Computerworld , uma grande empresa com 10.000 PCs com Windows XP recebeu um preço de US $ 2 milhões por ano pelo suporte contínuo da Microsoft, um custo efetivo de US $ 200 por PC. A empresa recusou a oferta, decidindo se arriscar após o prazo de suporte de 8 de abril de XP. Dias antes desse prazo, no entanto, a Microsoft retornou com uma nova oferta de apenas US $ 250.000 por ano, ou US $ 25 por PC, que a empresa prontamente aceitou.

Gregg Keiser, da Computerworld , relata que outras empresas tiveram resultados semelhantes, com a Microsoft estabelecendo um custo anual de suporte total de US $ 250.000, embora o preço de US $ 200 por PC permaneça em vigor até esse limite.

A empresa de pesquisa Gartner relata situações semelhantes em relação a seus clientes e aconselhou as empresas em uma nota de pesquisa em 8 de abril a "revisitar seus planos de contrato de suporte personalizado para uma possível redução de custos e riscos".

A Microsoft não comentará custos ou acordos específicos, mas um porta-voz da empresa disse a Mary Jo Foley, da ZDNet , que a empresa está trabalhando para tornar o suporte ao XP "mais acessível".

Trabalhamos com clientes e parceiros na migração do Windows XP desde que anunciamos em setembro de 2007 que o suporte ao Windows XP terminaria em 8 de abril de 2014. Como parte desse esforço, tornamos o suporte personalizado mais acessível, tão grande as organizações corporativas podem ter suporte temporário enquanto migram para um sistema operacional mais moderno e seguro.

Com 20 a 25% dos clientes corporativos estimados pelo Gartner ainda executando o Windows XP, a Microsoft se encontra em uma posição complicada. A empresa esperava abandonar completamente o Windows XP e não quer dar a pequenas empresas e consumidores a impressão de que o sistema operacional ainda é suportado, mas também não pode ignorar as centenas de milhões de sistemas baseados no XP ainda online. Se uma ameaça futura à segurança resultar em uma violação significativa da privacidade ou perda econômica, a culpa e a ira pública serão focadas exclusivamente na Microsoft, apesar dos anos passados ​​pela empresa alertando os clientes sobre a eventual aposentadoria do XP.

Mas um plano de suporte estendido mais acessível pode ser a única solução razoável. Com US $ 200 por PC, mesmo com um limite total de US $ 250.000, apenas grandes empresas poderão tirar proveito da oferta. E para aqueles que o fazem, a Microsoft exige que os clientes de suporte estendido preparem planos de migração com etapas de implantação trimestrais e datas de conclusão do projeto. Ao trazer mais empresas grandes para o mercado, a Microsoft pode não apenas ajudar a impedir a disseminação de futuras vulnerabilidades de segurança do XP, mas também facilitar a migração de seus clientes para versões mais recentes do Windows.

Para consumidores e pequenas empresas, no entanto, o conselho permanece o mesmo: saia do Windows XP. Versões mais recentes do Windows estão disponíveis a uma variedade de preços, e existem sistemas operacionais gratuitos como alternativa. Pode não haver ameaças do Windows XP no momento, mas, a menos que você tenha US $ 250.000, a Microsoft não estará lá para ajudá-lo quando surgirem ameaças.

Microsoft reduz custos de suporte estendido do windows xp para clientes corporativos