Anonim

Quando o CEO da Microsoft, Steve Ballmer, anunciou sua aposentadoria pendente da empresa em agosto, ele disse a funcionários e investidores que deixaria o cargo dentro de 12 meses. No entanto, com uma turbulência significativa na gigante de software Redmond, incluindo uma oferta de US $ 7 bilhões para adquirir a divisão de hardware da Nokia, parece que o conselho da empresa está se movendo mais rápido do que o esperado. Citando fontes próximas ao conselho da Microsoft, a Bloomberg informou na quinta-feira que a empresa pretende contratar o substituto de Ballmer até o final do ano.

Embora a Microsoft ainda não tenha comentado oficialmente nenhum candidato em potencial, fontes relatam que muitos executivos de alto nível estão sendo considerados, incluindo Alan Mulally, da Ford. Os atuais e ex-executivos da Microsoft, como Paul Maritz, Tony Bates e Stephen Elop, também estão disputando o cargo.

A Bloomberg relata que o campo de candidatos diminuiu significativamente desde o início da pesquisa, há dois meses, e que o momento da contratação dependerá das negociações finais de remuneração, bem como das estratégias de saída para candidatos externos.

Acredita-se que a saída de Ballmer da Microsoft esteja ligada ao fracasso da empresa em competir com sucesso no setor móvel cada vez mais importante. Rivais Google e Apple marginalizaram os produtos e serviços da Microsoft nessa área, e as iniciativas Windows Phone e Surface de alto perfil da empresa até agora falharam em obter tração significativa na maioria dos mercados.

O eventual sucessor de Ballmer se tornará o terceiro CEO da história da empresa. O presidente e fundador do conselho, Bill Gates, administrou a Microsoft desde a sua fundação em 1975 até o início de 2000, seguido pelo mandato de Ballmer desde então.

O conselho da Microsoft está ansioso para contratar novo CEO até o final do ano