Anonim

Pouco mais de seis meses após seu lançamento, a Microsoft vendeu mais de 100 milhões de licenças do Windows 8, informou a empresa na segunda-feira. Esse número inclui mais de 40 milhões de cópias vendidas desde janeiro e está a par do ritmo de vendas da empresa para o Windows 7 em 2009.

Tami Reller, diretor financeiro da equipe de clientes Windows da Microsoft, afirmou que as perspectivas do produto devem ser mais fortes à medida que a temporada de volta às aulas começar e novas compras forem combinadas com a introdução de novo hardware. A falta de dispositivos habilitados para toque pode ter retardado a adoção do Windows 8, disse Reller à ZDNet, mas mesmo com o mercado atual de hardware, as vendas do sistema operacional estão "subindo constantemente".

Deve-se observar que a Microsoft mede as vendas como "sell ins", o que significa que as licenças vendidas aos fabricantes de computadores são incluídas juntamente com as vendas tradicionais de varejo ou on-line diretamente aos clientes. Isso significa que, enquanto mais de 100 milhões de licenças do Windows 8 foram registradas nos livros da Microsoft, algumas (talvez até muitas) dessas licenças ainda estão nas prateleiras das lojas e não foram compradas pelos usuários finais. No entanto, os números da Microsoft não incluem cópias do produto distribuídas por meio de contratos de licenciamento por volume para clientes corporativos; a empresa registra essa receita separadamente.

CFO da equipe do Microsoft Windows, Tami Reller

Curiosamente, a Microsoft não esclareceu se os números de vendas informados para o Windows 8 também incluem o Windows RT, o sistema operacional Windows projetado para tablets baseados em ARM.

A Microsoft também informou números para sua Windows Store na segunda-feira. A empresa disse que seu novo mercado, lançado com o Windows 8, agora contém 60.000 aplicativos, um aumento de 20.000 desde janeiro. A loja também registrou mais de 250 milhões de downloads, embora a Microsoft não tenha esclarecido a repartição entre aplicativos gratuitos e pagos.

Para comparação, a iOS App Store da Apple, lançada em 2008, possui mais de 800.000 aplicativos e quase 50 bilhões de downloads, enquanto os vários mercados Android combinados também contêm mais de 800.000 aplicativos. No entanto, a Microsoft Store é muito mais nova que a de seus concorrentes e nova no mercado de dispositivos móveis.

No futuro, a Microsoft está confiante de que sua próxima atualização do “Windows Blue” e o lançamento de dispositivos Windows 8 / RT mais diversos, incluindo pequenos tablets, fortalecerão a posição da empresa no mercado móvel. Com os dispositivos Android e iOS continuando a ter um aumento nas vendas, a Microsoft ainda tem um longo caminho a percorrer antes de consolidar uma posição como um dos principais players em dispositivos móveis.

Microsoft anuncia 100 milhões de licenças do Windows 8 vendidas