Anonim

A solução de problemas do computador pode ser um problema sério. Uma das maiores razões para isso é que é difícil identificar qual é o problema exato. Um computador agindo de forma estranha ou desligada aleatoriamente pode ser uma miríade de coisas, como disco rígido, SSD, fonte de alimentação ou outra coisa. Nosso objetivo com esta série de solução de problemas é ajudá-lo a identificar o problema exato e chamar a atenção para outras possibilidades. Certifique-se de seguir adiante, e nós o ajudaremos a diagnosticar problemas que você possa estar tendo com sua RAM!

Advertências

Se você está preocupado com o desempenho da RAM, a boa notícia é que o Windows é inteligente o suficiente para enviar notificações antes da falha da RAM. Algumas mensagens e outros avisos que você pode receber do Windows sobre sua RAM incluem:

  1. Degradando o desempenho: se o computador é inicializado, mas o desempenho diminui lentamente ao longo do dia até o ponto em que diminui a velocidade de rastreamento, é provável que você tenha um problema de RAM.
  2. Tela azul : se as telas azuis do computador e o texto em branco piscarem imediatamente depois, a RAM com defeito pode ser a causa desse problema. É um sinal de aviso um pouco irritante, porque o texto pisca tão rápido que você não consegue lê-lo, por isso é difícil determinar possíveis códigos de erro a partir dele.
  3. RAM ausente : o Windows pode mostrar que você tem menos RAM do que realmente está sentado. Isso geralmente pode ser resolvido reposicionando a RAM ou alternando os slots em que a RAM fica, mas se não, isso pode indicar que você precisa de um dispositivo de substituição.

Esses são três problemas bastante definitivos a serem observados, mas ainda existem outros sinais de alerta a serem observados; no entanto, esses outros sinais também podem ser causados ​​por um problema diferente. Lembre-se disso e tente excluir outras possibilidades antes de continuar na seção de avisos.

  1. Reinicializações aleatórias: quando o computador é reiniciado aleatoriamente, isso também pode indicar um problema de RAM. Especialmente se isso acontecer quase imediatamente após a inicialização da área de trabalho. Lembre-se de que a reinicialização aleatória também pode ser causada por um problema no disco rígido ou no SSD. Também vale a pena notar que, às vezes, os computadores são reiniciados aleatoriamente, mas se isso se torna frequente, é quando você deve começar a procurar um problema.
  2. Problemas com arquivos: A corrupção aleatória de arquivos no sistema também pode indicar um problema de RAM ruim. Isso pode piorar com o tempo e, eventualmente, a estrutura de arquivos do seu disco rígido será comprometida a tal ponto que você não poderá mais inicializar o computador.

Agora, os dois últimos motivos acima não necessariamente significam que você tem memória RAM ruim. Certamente poderia ser um efeito colateral da memória ruim, mas, como mencionamos acima, vale a pena excluir outras possibilidades primeiro.

Solução de problemas

Se você está absolutamente convencido de que é o problema da sua RAM, é hora de tomar algumas medidas para tentar definir isso como uma possibilidade. Para iniciantes, você pode executar um teste de memória. Em muitos casos, há uma opção para testar sua memória nas configurações do BIOS do seu computador. Você precisará consultar o manual da placa-mãe para descobrir qual é o botão para acessar o BIOS, mas em muitas máquinas Dell (e em outros computadores) é F2.

Como segundo teste, você pode baixar e instalar o Memtest86 + gratuitamente. Esta é uma ferramenta que visa a detecção de falha de memória e, obviamente, informará se a memória está com defeito ou não. Você pode montá-lo em uma unidade USB ou gravá-lo em um disco e inicializá-lo. Como alternativa, embutida na maioria das máquinas Windows, está a ferramenta Windows Memory Diagnostic. Geralmente, se o Windows detectar um problema de memória, ele perguntará automaticamente se pode testar a memória. Mas, se você precisar fazer isso sob demanda, geralmente poderá encontrá-lo digitando mds na barra de pesquisa.

Outra coisa importante a se observar são os bipes vindos do seu computador. Quando você o liga pela primeira vez, você pode ouvir um bipe ou uma sequência de bipes. Conhecidos como códigos de bipe, eles podem indicar problemas diferentes, incluindo problemas com sua RAM. Infelizmente, esses códigos de bipe variam de acordo com o fabricante do BIOS, portanto, você terá que procurar quantos bipes significam o que o fabricante específico do seu computador; no entanto, você pode obter uma visão geral dos códigos de bipes no nosso guia de falhas da placa-mãe.

Também vale a pena olhar para os eventos recentes para encontrar o núcleo do seu problema. Você adicionou recentemente novos cartões de memória ao seu computador? Se você começar a ter problemas apenas imediatamente depois disso, poderá ter um cartão de memória com defeito. Como acontece com todas as coisas, isso geralmente acaba sendo um processo de eliminação, então também mostraremos como testar os próprios cartões de memória. Se você estiver confortável com isso, abra seu PC e remova a RAM do seu computador. Você pode desbloquear os bloqueios nos cartões de memória pressionando as pequenas abas de plástico em cada extremidade do módulo.

Em seguida, insira e teste um cartão de memória por vez. Para cobrir todas as suas bases, você deve testar esse cartão de memória em vários módulos na placa-mãe. Se a RAM funcionar em um módulo, mas não em outro, é possível que um dos módulos tenha parado de funcionar e você precisará substituí-lo. Infelizmente, a única maneira de substituí-lo é comprar uma unidade de placa-mãe totalmente nova. No entanto, se você descobrir que diferentes cartões de memória estão sendo reconhecidos no mesmo módulo, mas outro cartão de memória não estiver, provavelmente precisará substituir o cartão com defeito. Se nada da sua memória está sendo reconhecido, mais uma vez, é definitivamente uma placa-mãe com defeito e você precisará de uma substituição.

Você também pode seguir muitas das etapas abaixo para um laptop, não apenas para um PC dedicado.

Ainda está com problemas?

Se você passou por todas as etapas acima e determinou que sua memória não está ruim e que sua placa-mãe não está com defeito, provavelmente é um problema em outro lugar. Como mencionamos acima, é difícil rastrear um problema de RAM especificamente, pois existem muitos outros componentes de hardware que podem exibir problemas semelhantes ou uma réplica exata de um problema de RAM.

Uma coisa importante a se observar é o seu disco rígido ou SSD. Os componentes de armazenamento podem causar tantos problemas estranhos que nem sequer é engraçado. Para verificar se um problema é um dispositivo de armazenamento, você pode executar o software de verificação de disco interno do Windows. Você pode acessar o seu File Explorer, clicar com o botão direito do mouse no disco rígido ou no SSD e clicar em "Propriedades". Na guia "Ferramentas", você verá uma opção de verificação de erro. Clique no botão "Verificar" e o Windows começará a verificar se há erros. Como alternativa, você pode abrir o prompt de comando e digitar o comando "chkdsk".

Se você estiver vendo desligamentos ou reinicializações abruptas e excessivas do sistema, poderá estar observando uma falha na fonte de alimentação. Eles exigem bastante desgaste, mantendo o sistema sempre ligado, por isso não é surpreendente quando eles começam a ter dificuldade em lidar com a carga depois de alguns anos (ou até meses, se você tiver uma peça de baixa qualidade).

Se você joga, assiste a filmes ou faz qualquer edição com diferentes formas de mídia e enfrenta problemas nessa área específica, os drivers da placa de vídeo podem estar desatualizados. Descubra qual placa específica você possui e procure os drivers mais recentes online. Como alternativa, você pode ver alguns dos sinais de uma placa gráfica em extinção, na qual pode ser necessário substituí-la.

Outra área importante para verificar se eu gosto de enfatizar é o malware. Malware e vírus podem gerar um número no seu sistema; portanto, é melhor executar algum software antivírus respeitável em busca de problemas. Se o problema estiver nos arquivos do sistema, esse software antivírus não encontrará nada. Dito isto, você precisará executar algum software antivírus inicializável (o Bitdefender oferece uma ótima solução para isso), gravá-lo em um disco ou montar em um pendrive USB e, em seguida, inicializar o computador com o objetivo de encontrar o problema. Se você encontrou um malware em qualquer um dos cenários e está limpando seu software antivírus, após uma reinicialização, os problemas anteriores deverão ser corrigidos.

Essas são apenas algumas opções para você começar a procurar em outras áreas, pois nunca deseja ignorar outro possível problema!

Por que a RAM falha?

Um componente de hardware com defeito pode ocorrer por vários motivos. Como qualquer outra coisa, sua memória não vai durar uma vida inteira - é suscetível ao mesmo desgaste. Se sua RAM estiver inoperante, é perfeitamente possível que você tenha aproveitado todo o uso para o qual estava indo. Existem, no entanto, algumas situações externas que podem afetar sua memória (e outros componentes). Se você passou por apagões ou quedas de energia, sua memória pode estar sofrendo os efeitos de uma oscilação de energia. Para proteger seus componentes no futuro, invista em um protetor contra sobretensão adequado, bem como em uma fonte de alimentação ininterrupta (UPS).

Outras coisas que podem ter causado o problema são calor excessivo ou overclock inadequado. No entanto, o calor é grande e, como tal, você deve garantir que seu computador seja limpo pelo menos mensalmente. Poeira e fiapos podem entupir seus fãs, impedindo-os de funcionar em sua capacidade total. Não apenas isso, mas a poeira pode bloquear a ventilação, mantendo muito do excesso de calor dentro do gabinete. Se você possui um laptop, verifique se está um pouco acima da superfície. Você também pode investir em um suporte de refrigeração para o seu laptop, que o manterá sempre fresco (pelo menos quando estiver em uso).

No que diz respeito ao overclock inadequado, isso naturalmente aumenta a tensão dos componentes com overclock (para manter as coisas estabilizadas) e pode reduzir significativamente a vida útil do sistema. Sem mencionar que os componentes podem fritar se a voltagem for muito alta. É por isso que você deve empregar práticas seguras de overclock - existem sites inteiros voltados para ensiná-lo a fazer overclock no sistema sem consequências graves. Você pode ler e aprender tudo sobre overclock em um desses sites - www.overclock.net.

Encerramento

Para finalizar, um problema com o seu PC não é nada divertido, especialmente quando as coisas diminuem para um rastreamento ou reinicializam ou desligam aleatoriamente durante um projeto. É irritante, mas espero que, seguindo algumas das etapas acima, você possa rastrear e descobrir se é especificamente um problema de memória ou outro componente completamente. E para o futuro, aprendendo a rastrear e diagnosticar problemas precocemente - e também a reconhecer esses sinais precoces - você pode evitar ter um peso de papel em sua mesa, mantendo-se à frente da curva.

Falha na memória: avisos, solução de problemas e soluções