Anonim

Como é um pouco diferente de um byte? Por que a largura de banda e a velocidade de download são medidas em megabits, enquanto os dados são medidos em megabytes? Qual é a diferença e por que você deveria se importar?

Consulte também o nosso artigo Como assistir Netflix na sua TV - O melhor guia

A diferença é principalmente técnica, mas terá influência na hora de tomar decisões de compra de banda larga. As velocidades da Internet são geralmente anunciadas em megabits por segundo (Mbps), portanto vale a pena saber o que isso realmente significa na vida real e a quantidade de dados que um megabit contém. Dessa forma, você pode tomar uma decisão informada sobre a velocidade necessária para fazer o que precisa fazer on-line.

Megabits e megabytes

Aqui estão os essenciais do que você deve saber:

  • Um megabit é usado para medir as velocidades de download e upload.
  • Um megabyte é usado para medir o tamanho do arquivo. A medida é a mesma, se você se refere a armazenamento, transferência de arquivos ou qualquer outra coisa.
  • Megabits são anunciados como Mbps.
  • Megabytes são anunciados como MBps.

Esses dois últimos pontos são bastante importantes, pois significam coisas muito diferentes. Para confundir, um megabit e um megabyte não são do mesmo tamanho. De fato, um megabyte contém 8 megabits. O Google possui uma ferramenta útil de conversão para simplificar a conversão.

Se um pacote de banda larga for anunciado como 24 Mbps, isso não significa que você pode baixar um arquivo de 24 MB (megabyte) por segundo. Levará 8 segundos, pois existem 8 megabits por megabyte. Portanto, sem precisar muito de matemática, ao pensar em baixar um arquivo descrito em megabytes ou MB, você precisa multiplicá-lo por 8 para descobrir quanto tempo levará para baixar.

Por que a diferença?

Por que megabits e megabytes? Por que as empresas não podem usar apenas megabytes para descrever velocidade e tamanho? A resposta simples é que as duas áreas da tecnologia evoluíram separadamente e ambas são tão arraigadas em sua própria maneira de fazer as coisas que é quase impossível mudar. Na verdade, nada tem a ver com os ISPs, mas com as áreas relativas da indústria.

O cínico em mim também observa que a oferta de um pacote de fibra a 50 Mbps soa muito mais rápido que 6, 25 MBps, que é a velocidade de transferência real se medida em megabytes em vez de megabits por segundo.

Velocidades de banda larga

Felizmente, a única vez em que você realmente precisa saber a diferença entre um megabit e um megabyte é quando está comprando um novo pacote de banda larga. A grande maioria dos ISPs do país anunciará suas velocidades em Mbps, megabits por segundo.

Eles também geralmente adicionam 'até' em algum lugar na descrição ou em letras pequenas, pois as velocidades reais de tráfego não podem ser garantidas. Isso é mais uma limitação técnica do que o ISP que protege suas apostas.

As velocidades de banda larga dependem de quão longe você está da central telefônica local (DSL), de quão novos são os equipamentos de ISPs, de quantas pessoas na sua área usam o serviço, de quão eficiente é a rede de ISPs e de quantas pessoas o ISP se comprimirá uma parte específica da rede.

A velocidade da manchete é apenas parte da equação ao comprar banda larga. Você precisa analisar as revisões, o fórum de feedback dos provedores de acesso e quaisquer recursos ou publicações locais que monitorem o desempenho do provedor. Somente estes lhe dirão algo sobre a qualidade real do serviço entregue.

A necessidade de velocidade

Se você é um usuário pesado da Internet, velocidades mais altas são mais desejáveis, mas têm um preço. Você deve sempre ter uma conexão o mais rápida possível na sua área, dentro do seu orçamento.

Aqui estão alguns exemplos de tipos de banda larga e as velocidades típicas de que são capazes. Para DSL, a velocidade das manchetes depende de quão longe você está da central telefônica local. Esse é um problema menor para cabos e fibras.

  • As conexões DSL permitem até 9 Mbps
  • As conexões de cabo permitem até 150 Mbps
  • As conexões de fibra permitem mais de 45 Mbps

Quanta velocidade de banda larga é suficiente? Se você está comprando banda larga, quanto você realmente precisa? Embora mais rápido seja sempre melhor, não faz sentido pagar por algo que você não necessariamente usará. Aqui estão alguns exemplos para ajudá-lo a tomar uma decisão informada.

  • 20 Mbps é bom para famílias menores. Demoraria cerca de 30 minutos para baixar um filme em HD e você seria capaz de transmitir Netflix na definição padrão sem problemas.
  • 40 Mbps é ideal para famílias maiores ou com mais dispositivos conectados on-line. Levaria apenas 15 minutos para baixar um filme em HD e a Netflix poderia transmitir perfeitamente conteúdo em HD sem problemas.
  • O 60Mbps + é ótimo para famílias grandes, jogadores on-line ou para quem a velocidade é tudo. Levaria apenas 8 minutos para baixar um filme em HD e o streaming UHD agora se torna prático.

Espero que agora você tenha uma idéia muito melhor da diferença entre megabits e megabytes. Desculpe por toda a matemática, mas é impossível explicar como tudo isso funciona sem ela!

Megabits e megabytes: qual a diferença?