, discutiremos MBR e GPT. Estes são dois esquemas de particionamento para discos rígidos em todos os lugares, com GPT sendo o novo padrão. Vamos explicar o que são e como diferem.
O que são MBR e GPT?
MBR e GPT representam o registro principal de dados e a permissão G UID. Essas duas coisas, apesar das diferenças de nome, fazem basicamente a mesma coisa: gerenciam como as partições são criadas e organizadas em um disco rígido.
Partições, para quem não sabe, são seções separadas em um disco rígido que o sistema operacional pode usar. Por exemplo, muitos laptops têm uma partição "sistema", onde tudo na instalação do Windows continua, com uma partição oculta de "recuperação" que pode ser usada para restaurar o sistema em caso de acidente.
Outro motivo para particionar um disco rígido é instalar vários sistemas operacionais no mesmo disco rígido (Linux, Windows, etc).
Como eles diferem?
A principal diferença entre o MBR e o GPT é que o MBR tem algumas limitações para o uso moderno. Ou seja, o MBR pode lidar apenas com quatro partições primárias e 2 TB de espaço no disco rígido. Enquanto isso, a GPT não tem esses limites. Não há limite para partições ou armazenamento fora do que a própria unidade pode suportar.
No entanto, versões do Windows anteriores ao 8 não podem ser inicializadas em unidades GPT. Isso significa que as versões anteriores do Windows precisam usar o MBR em seus discos rígidos principais / de inicialização.
Qual eu uso?
Basicamente, as versões mais recentes do Windows usam a GPT por padrão. Se você tiver um HDD ou SSD externo e tiver a opção de formatar, deverá formatá-lo com GPT, apenas para aproveitar as velocidades mais rápidas, partições ilimitadas e capacidades de armazenamento significativamente maiores.
Dito isto , existem alguns motivos para continuar usando o MBR. Se você lida principalmente com unidades com menos de 2 TB ou versões anteriores do Windows, pode ser melhor formatar todas as unidades com GPT, para não arriscar quebrar a compatibilidade com nenhum hardware.
O Windows 7 em diante, no entanto, pode usar o GPT. Apenas não como uma unidade de inicialização (sem um UEFI BIOS). Se você ainda estiver executando o XP / Vista, poderá ter problemas maiores.