Quando você deseja que os itens na tela do computador apareçam maiores, uma solução é simplesmente configurar o Windows para exibir uma resolução mais baixa que a resolução nativa da tela. Embora isso realmente torne tudo maior e mais fácil de ver, não é uma solução ideal, porque uma resolução não nativa fará com que as coisas pareçam embaçadas, o que pode ser prejudicial para tarefas como edição e exibição de fotos, jogos e assistir a filmes. Portanto, da próxima vez que você precisar aumentar algo na área de trabalho do Windows, tente o utilitário Windows Magnifier.
O Magnifier é um utilitário pouco conhecido incorporado no Windows que permite ao usuário ampliar temporariamente uma parte da tela. Isso pode facilitar a visualização de pequenos textos ou elementos da interface do usuário, ou a examinar um design ou imagem mais de perto, sem sacrificar a resolução adequada no restante da tela.
Para usar o Windows Magnifier, basta procurar "Magnifier" no menu Iniciar (Windows 7 e Windows 10) ou no campo de pesquisa Tela inicial (Windows 8). Como alternativa, você pode iniciar o Magnifier a qualquer momento pressionando e segurando a tecla Windows no teclado e tocando na tecla de mais (+). Isso iniciará o utilitário Windows Magnifier junto com a interface de controle do Magnifier.
Existem três maneiras de usar a Lupa para aumentar os itens na tela: lente, encaixada e tela cheia. Você pode alterar seu modo atual através do menu suspenso "visualizações" na interface de controle da Lupa ou usando os atalhos de teclado listados abaixo.
No modo de lente, você verá uma caixa destacada na tela que, por padrão, seguirá o cursor do mouse. Pressionar a tecla Windows e a tecla mais (+) do teclado aumentará o nível de ampliação ou zoom dentro da caixa, enquanto pressiona a tecla Windows e a tecla menos (-) diminui o zoom.
Com o modo Lente, você pode ampliar facilmente apenas uma área específica da tela, deixando o restante da tela na resolução padrão. Você também pode alterar o tamanho da caixa de "lente" clicando no ícone de engrenagem na janela Lupa e ajustando os controles deslizantes de largura e altura.
O modo encaixado adota o mesmo conceito que o modo lente, mas em vez de uma caixa redimensionável que segue o cursor pela tela, o modo encaixado coloca uma caixa de ampliação na parte superior da tela e amplia apenas a área especificada. Por exemplo, você pode configurar o Docked Mode para seguir o cursor como o Lens Mode, mas também pode mantê-lo focado no ponto de inserção de texto ou no teclado. Isso permite que você fique de olho em uma área ampliada específica enquanto visualiza o restante da tela em resolução normal.
Finalmente, o modo de tela cheia é exatamente o que você imagina. Em vez de certas áreas limitadas que são ampliadas ou ampliadas nos modos Lente ou Docked, o Modo de tela cheia amplia a tela inteira conforme o foco do cursor do mouse. Isso permite que uma parte maior da tela pareça muito maior, permitindo a leitura de texto pequeno ou a distinção de detalhes em uma imagem ou elemento da interface do usuário. Ao contrário dos outros modos, no entanto, a natureza do modo Tela cheia significa que você não verá a tela inteira; somente os elementos contidos na área ampliada serão visíveis, o que significa que esse modo deve ser usado apenas temporariamente, e não como uma solução permanente para tornar as coisas maiores na tela.
Atalhos do teclado da lupa
Agora que você entendeu o básico do utilitário Windows Magnifier, aqui estão os atalhos de teclado que você pode usar para acessar o utilitário e seus vários modos rapidamente.
Windows Key + Plus: Lupa; aumentar o nível de zoom nos três modos
Tecla Windows + Menos: reduz o nível de zoom nos três modos
Ctrl + Alt + L: altera a lente de aumento para o modo de lente
Ctrl + Alt + D: altera a lente de aumento para o modo ancorado
Ctrl + Alt + F: altera a lente de aumento para o modo de tela cheia
Ctrl + Alt + I: para acessibilidade adicional, inverte cores em cada modo de exibição
Tecla Windows + Esc: fecha a lente de aumento