Anonim

Os principais fabricantes de dispositivos móveis e operadoras de celular anunciaram um acordo voluntário para introduzir ou fortalecer a tecnologia anti-roubo de smartphones para seus produtos a partir do próximo ano. Conforme relatado pela Re / code , Apple, Google, HTC, Huawei, Motorola, Microsoft, Nokia e Samsung se comprometeram a garantir que os usuários de dispositivos à venda após julho de 2015 possam limpar remotamente e inutilizá-los no evento perda ou roubo, com a opção de restaurar a funcionalidade no caso de o dispositivo ser recuperado. Os signatários da transportadora, que incluem as cinco maiores transportadoras dos EUA, concordaram em facilitar esses esforços.

Este novo acordo voluntário chega quando vários governos locais e estaduais dos EUA estão considerando abordagens legislativas e regulamentares para lidar com o roubo de dispositivos. O senador do estado da Califórnia, Mark Leno, que já havia proposto um requisito para uma lei obrigatória de troca de mortes em seu estado, chamou o acordo de "uma etapa incremental, porém inadequada:"

Apenas algumas semanas atrás, alegou que a abordagem que estão adotando hoje era inviável e contraproducente. Embora eu seja encorajado a sair dessa posição tão rapidamente, a proposta de hoje não aceita a meta se o objetivo final é combater o crime nas ruas e os furtos violentos envolvendo smartphones e tablets.

O senador Leno explicou que a grande maioria dos consumidores deve ter acesso aos recursos do interruptor de interrupção para ter qualquer efeito dissuasor sobre roubo e crime relacionado a dispositivos móveis. Um acordo voluntário para oferecer suporte a esse recurso apenas em produtos futuros aborda "apenas uma parte" do problema e não a "solução completa".

Por outro lado, Steve Largent, presidente da CTIA, a associação comercial da indústria sem fio, elogiou o acordo:

Agradecemos o compromisso assumido por essas empresas em proteger os usuários sem fio no caso de perda ou roubo de seus smartphones. Essa flexibilidade fornece aos consumidores acesso aos melhores recursos e aplicativos que atendem às suas necessidades exclusivas, protegendo seus smartphones e as informações valiosas que eles contêm. Ao mesmo tempo, é importante que diferentes tecnologias estejam disponíveis para que não seja criado um 'alçapão' que possa ser explorado por hackers e criminosos.

Embora atualmente não haja suporte universal contra roubo de smartphones, algumas empresas já possuem medidas anti-roubo relativamente robustas. A Apple, por exemplo, há muito tempo suporta recursos de rastreamento e limpeza remotos em sua linha de produtos iDevice. Um novo recurso chamado Activation Lock, introduzido no outono passado como parte do iOS 7, fortalece ainda mais a segurança, impedindo a redefinição ou reativação de um iPhone configurado sem o ID e a senha do usuário autorizado da Apple.

Principais fabricantes prometem apoiar a tecnologia anti-roubo de smartphones em 2015