Anonim

O macOS há muito inclui recursos de gerenciamento de janelas poderosos e úteis, mas isso não significa que as configurações padrão do sistema operacional sejam ideais para todos os usuários. Felizmente, a maneira como o macOS lida com aplicativos e janelas pode ser personalizada, e aqui estão alguns truques que podem tornar o trabalho com janelas no seu Mac muito mais agradável.
Primeiro, as opções relacionadas aos truques que discutiremos hoje estão localizadas em Preferências do sistema, que é o hub central da maioria das opções e configurações configuráveis ​​pelo usuário no seu Mac. Para iniciar as Preferências do sistema, você pode selecioná-lo no menu Apple, no canto superior esquerdo da tela, ou selecionando o ícone no Dock (ele se parece com várias marchas cinza).


Quando a janela principal Preferências do Sistema for aberta, localize e selecione Dock

Esta seção das Preferências do sistema contém várias opções de aparência e funcionamento do Dock do Mac. As duas configurações em que estamos interessados ​​hoje estão destacadas na caixa vermelha abaixo:

Alterar o que acontece quando você clica duas vezes na barra de título

A primeira opção permite que você decida o que acontecerá com uma janela ao clicar duas vezes na barra de título. Primeiro, no entanto, o que a Apple quer dizer com "barra de título", afinal? Isso se refere à área cinza vazia na parte superior das janelas na maioria dos programas, onde os aplicativos abrigam seus vários botões e coisas do tipo. Portanto, clicar duas vezes em uma área vazia desse espaço produzirá um dos dois resultados a seguir: ampliar ou minimizar .


A opção "Zoom" é um pouco confusa, porque não funciona da mesma maneira para todos os aplicativos. Em geral, no entanto, o “zoom” aumentará a janela. Na maioria dos aplicativos modernos, a janela se expandirá o tamanho necessário (até a área máxima da tela) para ajustar-se ao conteúdo da janela. Isso significa que, se você estiver visualizando uma página da web no Safari, por exemplo, e clicar duas vezes na barra de título, a janela será expandida para a parte superior e inferior da tela, mas apenas para a esquerda e direita, conforme necessário. o conteúdo do site. Em outras palavras, na maioria dos Macs com telas de alta resolução, você terá algum espaço vazio à direita e esquerda da janela do Safari, na qual poderá ver a área de trabalho ou outros aplicativos abertos em segundo plano.
No entanto, para alguns aplicativos, especialmente os mais antigos, o “zoom” de uma janela fará com que ela ocupe toda a tela disponível, independentemente de quanto espaço seu conteúdo exija. Observe, no entanto, que este não é o mesmo que o modo de tela cheia do macOS, pois você ainda verá o Dock e a barra de menus (se eles não estiverem configurados para ocultar). Portanto, a maneira como o Zoom trabalha com aplicativos mais antigos é mais semelhante à maneira como o botão “Maximizar” funciona no Windows.
A segunda opção para clicar duas vezes na barra de título é "Minimizar". Essa opção, como o nome sugere, minimiza a janela do lado direito do Dock.


É a mesma funcionalidade que clicar no ícone "semáforo" amarelo no canto superior esquerdo da janela de um aplicativo…

… Mas pode ser uma maneira mais rápida para os usuários minimizarem as janelas, pois você pode clicar em qualquer espaço vazio da barra de título, em vez de clicar em um ícone relativamente pequeno localizado em apenas um ponto.

Mantenha a sua doca limpa e desorganizada, minimizando o Windows no ícone da doca de seus aplicativos

A segunda opção que estamos discutindo hoje é o que o macOS deve realmente fazer com suas janelas de aplicativos minimizadas. Por padrão, quando você minimiza uma janela, ela aparece no lado direito do seu Dock. Isso é bom se você estiver trabalhando apenas com algumas janelas, mas se você tiver vários aplicativos ou janelas minimizados, isso poderá se tornar rapidamente uma bagunça. Isso é especialmente verdadeiro para aplicativos que permitem que você tenha mais de uma janela aberta, como o Mail:


Se você marcar a caixa Minimizar janelas no ícone do aplicativo nas Preferências do Sistema, no entanto, as janelas minimizadas não permanecerão mais no lado direito do Dock, mas “empilharão” ou “ocultarão” atrás do ícone correspondente do aplicativo. Se você tiver apenas uma janela aberta para um aplicativo específico, clique no ícone do aplicativo no Dock para maximizá-lo. Se você tiver várias janelas abertas em um determinado aplicativo, clique com o botão direito do mouse, clique com a tecla Control pressionada ou clique e mantenha pressionado o ícone do aplicativo para ver as janelas minimizadas listadas e, em seguida, clique com o botão esquerdo no que deseja maximizar.


Como alternativa, com o aplicativo desejado ativo, você pode ver uma lista de todas as janelas minimizadas no menu Janela na barra de menus na parte superior da tela.

A desvantagem dessa abordagem é que você não obtém uma visualização visual da janela como faria quando ela é minimizada no Dock; portanto, você precisará confiar nos nomes das janelas para encontrar a que procura. Porém, no caso de você ter muitas janelas minimizadas, os ícones de visualização deles serão tão pequenos no Dock que você provavelmente não conseguirá descobrir nada útil de qualquer maneira.
Como é o caso da maioria das opções nas Preferências do Sistema, se você não gostar das alterações feitas, poderá voltar para Preferências do Sistema> Dock e redefinir qualquer uma das opções. Para as dicas de gerenciamento de janelas discutidas aqui, não há necessidade de reiniciar ou sair ao fazer alterações; as alterações entrarão em vigor assim que você as fizer.

Macos: dicas sobre como minimizar janelas no dock