Quando você ouve o termo unidade de estado sólido (SSD), geralmente é seguido por dois ou três termos -> NVMe, SATA 3 ou M.2. Mas qual é a diferença entre eles? SATA 3 e NVMe são tipos de protocolos de dados da unidade, mas M.2 não.
Existe um equívoco comum de que o M.2 e o NVMe são concorrentes diretos no que diz respeito aos SSDs. No entanto, a verdade não pode estar mais longe disso. Este artigo explica tudo o que você deseja saber, mas primeiro precisamos começar com o NVMe e o SATA 3.
NVMe e SATA 3
Primeiro, precisamos explicar a diferença entre NVMe e SATA. A principal diferença entre os dois é a maneira como um computador lê o SSD.
O NVMe permite que o computador leia dados SSD diretamente do slot PCI-E na placa-mãe. Esse tipo de unidade SSD não requer cabos de energia, pois consome energia diretamente da placa-mãe. Também é mais rápido que o SATA 3 quando se trata de transferência de dados.
Diferentemente do NVMe, o SATA 3 requer um cabo de alimentação e um cabo de dados que conectam a unidade e a placa-mãe.
O SATA 3 possui um menor número de dados, uma vez que reduziu o acesso às pistas PCI-E. Essas faixas são os slots de dados na placa-mãe e quanto maior o acesso a esses slots, maior a fila de dados.
Como o NVMe possui uma conexão direta com esses slots e pode acessar mais deles, pode ser significativamente mais rápido que o SATA 3.
A diferença de velocidade entre o NVMe e o SATA 3 é perceptível?
Não há muita diferença de velocidade entre os dois se você é um usuário comum de PC. Você pode notar a diferença se estiver renderizando, fazendo uma edição de imagem ou vídeo ou usando um software muito exigente.
Para arquivos grandes, o SSD SATA 3 tem uma velocidade de leitura / gravação de até 550Mb por segundo, enquanto o SSD NVMe possui velocidade de leitura / gravação de até 3500 Mb por segundo. No entanto, para arquivos pequenos e médios, você não precisa de velocidade de leitura / gravação superior a 550 Mbps.
Se você usa o computador principalmente para tarefas diárias, navegando na Internet ou jogando videogame, não haverá muita diferença. A velocidade de inicialização do sistema também será semelhante.
E o M.2?
NVMe e SATA 3 são tipos de unidades de estado sólido e processos de leitura e gravação de dados. Você pode ouvir M.2 mencionado junto com esses dois, mas esses termos não são os mesmos.
De fato, o M.2 é apenas uma estrutura física de um SSD. Em vez de um protocolo de dados, M2 indica uma construção fina da unidade e você pode encontrar o NVMe e o SATA 3 que também são M.2.
Portanto, não deixe que os termos o confundam. M.2 não pode ser mais lento ou mais rápido que qualquer um dos dois tipos de SSD. Portanto, se você deseja uma unidade mais rápida, deve encontrar uma unidade NVMe. Para uma unidade fina e rápida, escolha uma construção NVMe com M.2.
O que comprar então?
Agora que você sabe que o M.2 não é um rival do NVMe, em vez de ser um tipo de construção, pense nas diferenças entre o NVMe e o SATA 3.
A parte boa é que, se você estiver mudando de uma unidade normal para um SSD, os dois tipos melhorarão imensamente sua experiência. No entanto, a escolha depende principalmente de suas preferências e orçamento.
O SATA 3 é um modelo mais antigo e, portanto, possui um método ligeiramente desatualizado. Por outro lado, o desempenho durante jogos ou tarefas regulares não é menor que o do NVMe.
O NVMe é uma unidade mais cara que pode ser importante se você estiver trabalhando com arquivos extremamente grandes ou executando renderização e edição de vídeo. Caso contrário, não há grande diferença no desempenho.
É NVMe e M.2
Na próxima vez que você estiver no mercado para um novo SSD, preste muita atenção ao tipo. Se o rótulo diz apenas M.2, isso não conta toda a história. A parte 'M.2' deve sempre seguir um dos dois tipos de SSDs, e o preço e o desempenho variarão dependendo do tipo que você escolher.
Qual SSD você acha que é melhor? O acessível SATA 3 ou o super rápido NVMe? Deixe um comentário abaixo e compartilhe suas preferências com a comunidade TechJunkie.