Anonim

Recentemente, peguei o Mac Pro como um novo sistema para usar aqui no escritório. O Mac Pro é o computador de classe empresarial da Apple. As especificações desta máquina, diretamente da Apple, são:

  • Dois Intel Xeon de núcleo duplo de 2, 66 GHz
  • 1 GB (2 x 512 MB)
  • 250 GB 7200 rpm Serial ATA 3Gb / s
  • NVIDIA GeForce 7300 GT 256 MB (DVI de link único / DVI de link duplo)
  • Um SuperDrive 16x
  • Teclado Apple e Mighty Mouse
  • Mac OS X

Configuração

Dizem que você deve se apaixonar pelo seu Mac no momento em que abre a caixa. Então, tirei algumas fotos da experiência:

Essencialmente, é um computador em uma caixa. Não senti meu coração pular uma batida ou algo assim. Eu deveria?

A instalação foi fácil. Tirei a torre da caixa. É bastante pesado e muito sólido. Eu o configurei ao lado da minha máquina Windows. Conectei um dos meus monitores LCD sobressalentes usando o adaptador DVI para VGA incluído (o Mac Pro não possui nenhuma saída VGA - apenas DVI). Anexei o teclado da Apple e o Mighty Mouse. Os cabos do teclado e do Mighty Mouse são curtos. A Apple inclui um cabo de extensão USB, mas acho que o cabo realmente precisa ser mais longo. É bom que o cabo do mouse seja curto porque foi projetado para conectar ao teclado (o teclado da Apple também funciona como um hub USB). Mas eles realmente precisam estender o fio do teclado. Liguei e liguei-a.

A frase “Simplesmente funciona” é o mantra popular da Apple, e posso relatar que funcionou bem no momento em que o instalei. A máquina veio com o OS X Tiger pré-instalado. Eu simplesmente respondi algumas perguntas rápidas e ele inicializou diretamente na área de trabalho. Não definiu bem a resolução de tela do meu monitor na resolução nativa, mas esse foi um ajuste rápido. Então eu coloquei o DVD de atualização para o Leopard. Mais uma vez, respondeu algumas perguntas e deixe fazer a atualização. Quando terminou, o Mac estava executando o Leopard. Sem problemas.

Peculiaridades e surpresas

Como eu sou usuário do Windows há muito tempo, minha visão do Mac Pro vem desse ponto de vista. Embora eu possa dizer que essa é uma máquina de qualidade, há algumas coisas que eu achei estranhas. Essas não são deficiências do Mac Pro, lembre-se. É apenas diferente. Por exemplo, achei realmente estranho que não houvesse botão na unidade óptica do Mac Pro para ejetá-lo. Existem apenas slots. Você fica arrancando os cabelos apenas para fazer algo tão simples quanto colocar um CD na unidade. Depois de examinar o manual, acho que você precisa pressionar o botão Ejetar no teclado da Apple. Eu faço isso e não abre. O que?! Então, eu tento novamente e seguro. Desta vez, abre. Acho que funciona, mas fico me perguntando se vou conseguir abri-lo se decidir usar outro teclado. Não gosto muito desse teclado da Apple e gostaria de usar o meu grande teclado natural da Microsoft, se puder. Sei que sempre posso clicar com o botão direito do mouse para ejetar um disco. Falando nisso…

Usar o Mighty Mouse não é difícil, mas muito diferente. A parte superior do mouse clica para baixo para fornecer a função do botão esquerdo do mouse. Existem duas pequenas áreas de pressão nas laterais que, pressionadas, ativam o Expose e mostram todos os aplicativos ativos. O pequeno botão do rolo na parte superior é muito pequeno, mas funciona como o rolo presente em muitos ratos. O mais notável para mim é que parece não haver capacidade de clicar com o botão direito. Estou acostumado a poder usar o botão direito do mouse para abrir menus contextuais. Não há como fazer isso no OSX? Sem clique direito? Pesquisei no site da Apple esse problema e ele diz que o Might Mouse deve detectar qual dedo estou usando para pressioná-lo e permitir clicar com o botão direito dessa maneira. Mas, simplesmente não funciona. Não consigo acessar o menu contextual do botão direito do mouse, não importa o que eu faça. Então, basicamente, eu decido que o Mighty Mouse é uma porcaria e conecto um mouse REAL ao Mac. Usando um mouse USB normal, recebo o botão esquerdo e o botão direito. Pressionar a roda de rolagem (ou F12) ativa o Painel. Portanto, não há perda de capacidade e ganho um clique com o botão direito do mouse. O Mighty Mouse volta para a caixa - estrague-o.

A única coisa que você pode perder ao não usar o Might Mouse é o acesso rápido ao Expose. A alternativa é usar o botão F9 para exibir o Expose. F11 minimizará todas as janelas.

Portanto, não gosto muito dos periféricos que acompanham o Mac. O computador, no entanto, é ótimo.

A Caixa

O próprio Mac Pro é a razão pela qual comprei essa coisa. Eu não ligo para os periféricos. A caixa, no entanto, é sólida como uma rocha. É muito pesado e é necessário algum músculo para movê-lo. No verdadeiro estilo Mac Pro, o design exterior é muito minimalista (e a julgar pela falta de um botão de ejeção de CD, talvez um pouco mínimo). Durante a execução, a caixa está muito silenciosa. Obviamente, a Apple fez um bom trabalho ao colocar dois processadores nesta caixa sem a necessidade de unidades de resfriamento altas. Os ventiladores do sistema também são muito silenciosos em operação normal. A única coisa alta é a unidade óptica. Faz muito barulho quando em uso.

O interior da caixa é limpo e arrumado. As tripas principais da unidade (placa-mãe e processador) estão enterradas e não devem ser acessadas. Os cartões de memória são fáceis de remover, para instalar memória adicional. O sistema vem com uma única unidade SATA montada no primeiro dos quatro compartimentos para discos rígidos. O estilo no qual as unidades SATA são montadas é realmente fácil de usar. Sem cabos SATA. Você simplesmente remove o transportador, insere a unidade e reinsira o transportador. A instalação do disco rígido é realmente uma experiência sem dor. A placa do sistema vem com 4 slots PCI Express, sendo um em uso para a placa de vídeo incluída.

Poderoso, mas limitado

Quando você empacota quatro núcleos de processador em uma única caixa, espera que tudo nesse computador seja estelar. Então, fiquei surpreso quando descobri que o sistema só vem com 1 gigabyte de memória. Para mim, isso parece jogar combustível de 87 octanas em um carro da Indy. Agora, percebo perfeitamente que o OS X é muito eficiente com sua memória. Quando você está usando o OS X usando apenas 1 gigabyte de estoque de RAM incluída, o sistema é rápido e você não se sente limitado. No entanto, a maioria de nós com Macs baseados em Intel provavelmente não apenas carregará o OS X, mas provavelmente executará o Windows. É muita carga para 1 gig de memória e, sim, minha experiência ao experimentar o VMWare Fusion e vários aplicativos para Mac é que o Mac Pro irá rastrear para você às vezes com apenas 1 gigabyte. Faz por mim.

Definitivamente, recomendo instalar mais memória e pretendo fazê-lo no meu Mac Pro. Não recomendo comprar a memória da Apple. Eles GRANDEAMENTE sobrecarregam a memória e é uma vergonha limítrofe se você me perguntar. Para ilustrar, uma olhada no Mac Pro na Apple Store mostra que você pode atualizar o sistema para 4 gigabytes de RAM por US $ 699. Ai! No entanto, vá para Newegg e verá que você pode comprar memória compatível com Mac Pro em sticks de 2 GB por US $ 126, 99 cada. Portanto, posso atualizar o Mac Pro para 4 gigabytes por apenas US $ 253, 98 em vez de US $ 699.

O mesmo vale para discos rígidos e provavelmente qualquer outro hardware que você deseja adicionar ao seu Mac Pro. A Apple cobrará US $ 329 por um segundo disco rígido. Escusado será dizer que você pode comprar uma unidade SATA por muito mais barato do que em qualquer outro lugar. Portanto, se você pretende adquirir um Mac Pro, recomendo que você compre o modelo de estoque sem atualizações (a menos que deseje mais de quatro núcleos de processador). Tão fácil quanto eles atualizam a caixa, simplesmente não há razão para não comprar o hardware por uma fração do preço e simplesmente instalá-lo.

E para aqueles de vocês que gostam de Mac que alegam que a Apple não é mais caro, me dê um tempo. Agora tenho um Mac e ainda digo que vocês estão fumando crack. Você simplesmente não pode discutir com esses tipos de números. Se você confiar cegamente na Apple para fazer tudo por você, será ferrado. Período. No entanto, se você comprar uma Apple e depois fazer o que puder por conta própria, estará bem. Você ainda está pagando muito, mas pelo menos é um pouco justificável nesse ponto.

Conclusão

Estou feliz com o Mac Pro. É uma caixa sólida e rápida e definitivamente será um computador para mim. Eu acho que a Apple definitivamente cortou alguns cantos com esta unidade, mas o sistema subjacente é rápido e sólido.

A caixa vale US $ 2.499? Minha resposta chegará a você em duas versões:

  • O Mac Pro é um sistema de qualidade e é muito rápido. É definitivamente um computador de nível empresarial. Considerando o que você pode fazer com ele e suas principais especificações, eu diria que vale a pena.
  • Por outro lado, basta saber que você está pagando pelo pedaço de fruta na lateral da máquina e o fato de permitir executar o OS X. Além das opções de design específicas da Apple, uma caixa de especificações semelhantes a essa podem ser construídas por um preço mais baixo. Você está pagando mais pelo logotipo da Apple, pela capacidade de executar o OS X e pela qualidade da máquina. Contanto que você entenda isso, você está pronto para ir. Se você apenas olhar as especificações do sistema, a Apple parecerá realmente muito cara.
Um olhar sobre o mac pro