Anonim

O LibreELEC e o OpenELEC são sistemas operacionais herdados do Kodi. Na época em que as caixas Kodi eram executadas em hardware muito limitado, esses dois eram o sistema operacional preferencial. Agora, a maioria das caixas Kodi tem hardware mais poderoso ou o Kodi está instalado em dispositivos de especificação mais alta, eles não têm o mesmo alcance que costumavam. A maioria dos dispositivos pode executar felizmente o OSMC, que oferece muito mais, mas isso não significa que o LibreELEC e o OpenELEC estejam mortos. Longe disso. Com a popularidade do Raspberry Pi, uma nova vida foi inspirada no LibreELEC e no OpenELEC.

Veja também o nosso artigo As melhores versões do Kodi

O LibreELEC é um fork do OpenELEC original. Ambos são baseados no Linux e oferecem funcionalidade barebone para hardware mais antigo. O OpenELEC foi lançado em 2009 e é administrado por uma pessoa. O LibreELEC bifurcou-se em 2016 para oferecer uma opção diferente administrada por uma comunidade e não por um indivíduo.

Para comparar o LibreELEC e o OpenELEC, seguirei o caminho típico que um novo usuário pode seguir para colocá-los em funcionamento. Isso incluirá instalação, configuração, interface do usuário, usabilidade e capacidade de personalização. Isso deve cobrir a maioria das coisas que você deseja saber.

LibreELEC vs OpenELEC - Instalação

A instalação do OpenELEC é bastante simples depois de descobrir qual versão do sistema operacional você precisa usar. Existem diferentes versões para diferentes hardwares. Como usei um Raspberry Pi para testar esses dois, baixei a versão estável do Raspberry Pi. Você também precisará do Etcher para criar uma imagem em um cartão SD, um cartão SD. Atualmente, a página de instalação do OpenELEC vai 404, então tive que procurar em outro lugar para descobrir como instalá-lo. Uma vez instalado, porém, era bastante simples.

Instalar o LibreELEC foi muito mais fácil. O LibreELEC Wiki tinha instruções claras sobre o que fazer e uma lista de requisitos na parte superior da página. Ele também possui um instalador e um aplicativo criador de SD na página. Esse processo foi muito mais fácil e me colocou em funcionamento em menos de 20 minutos.

Uma vitória para o LibreELEC.

LibreELEC vs OpenELEC - Interface

O LibreELEC e o OpenELEC usam a interface Kodi padrão e a capa do estuário. Se você conhece Kodi, ficará à vontade aqui. A página inicial é muito semelhante ao OSMC ou outra distribuição que você possa ter usado e reduz o trabalho de encontrar e reproduzir sua mídia. Você tem os mesmos menus e as mesmas opções nos mesmos lugares, portanto, há muito pouco para escolher entre eles.

É um empate para a interface. O LibreELEC e o OpenELEC usam a interface padrão, portanto não há nada a escolher entre eles.

LibreELEC vs OpenELEC - Usabilidade

O LibreELEC é inicializado diretamente no Kodi e é muito fácil de usar. Se você já usou o Kodi antes, estará instantaneamente em casa. Você inicializa na página inicial, onde vivem seus menus e opções. Você pode navegar e selecionar itens com facilidade. Toda a sequência de inicialização leva apenas alguns segundos e você consumirá a mídia pouco tempo depois.

O OpenELEC também inicializa diretamente no Kodi. Você tem exatamente a mesma experiência aqui com a LibreELEC, o que é uma coisa boa.

Um empate para a usabilidade. O LibreELEC e o OpenELEC usam a mesma capa, portanto não há nada para separar os dois.

LibreELEC vs OpenELEC - Personalização

Novamente, o LibreELEC e o OpenELEC usam a distribuição Kodi padrão que acompanha as personalizações padrão. As personalizações são feitas em Configurações na interface Kodi, portanto são idênticas nos dois sistemas operacionais. Existem vários addons que você pode instalar nos dois e, desde que você não use os addons da Kodi na lista negra, eles devem funcionar bem no LibreELEC e no OpenELEC.

É um empate para personalização, pois ambos usam a mesma interface do Kodi.

LibreELEC vs OpenELEC - Outras considerações

Até agora, com exceção da instalação, é um empate entre o LibreELEC e o OpenELEC. Agora é onde as diferenças aparecem. O OpenELEC é gerenciado por um único indivíduo e, embora ele seja dedicado, essa abordagem tem limitações óbvias. O LibreELEC é gerenciado por uma equipe e tem as vantagens de mais cérebros fazendo mais coisas.

O LibreELEC é atualizado mensalmente, trabalha em estreita colaboração com o Kodi e corrige regularmente. O OpenELEC também é mantido atualizado e também trabalha em estreita colaboração com a Kodi, mas há apenas uma pessoa que pode fazer. O LibreELEC parece rodar um pouco mais rápido no meu Raspberry Pi 3 do que o OpenELEC. Embora eu não possa quantificar isso, outros disseram o mesmo.

O elefante na sala com o OpenELEC é segurança. Possui falhas de segurança conhecidas, incluindo atualizações não assinadas e problemas na execução do HTTPS. Isso pode ter mudado desde a escrita, então vale a pena conferir se você está planejando instalá-lo.

É uma vitória para o LibreELEC na minha opinião. Uma comunidade pode conseguir muito mais do que um indivíduo e a segurança é um requisito essencial em qualquer sistema operacional. Mesmo que essas fraquezas tenham sido resolvidas até agora, o fato de elas estarem lá em primeiro lugar faz você se perguntar o que mais foi esquecido.

LibreELEC vs OpenELEC - Conclusão

No uso diário, acho que há muito pouco a escolher entre o LibreELEC e o OpenELEC. Ambos usam o Kodi padrão, ambos funcionam bem no Raspberry Pi e ambos têm as vantagens inerentes à construção do Kodi. Não há nada a escolher entre eles em termos de personalização, usabilidade e interface por esse motivo.

Para iniciantes, o LibreELEC é o caminho a seguir. A instalação é fácil, funciona bem em uma variedade de hardware e há muito mais suporte por aí. A comunidade é muito prestativa e todo o projeto parece muito melhor executado. Por esse motivo, o LibreELEC obtém meu voto.

O que você acha da pergunta LibreELEC vs OpenELEC? Você prefere um sobre o outro? Conte-nos sobre isso abaixo, se você o fizer!

Libreelec vs openelec - qual é o melhor para você?