O Windows 10 apresentará um novo navegador da Web chamado Spartan quando for lançado ao público ainda este ano. Embora o mecanismo de renderização aprimorado do Spartan já esteja disponível para aqueles que testam versões beta do Windows 10 por meio do programa Windows Technical Preview, essas versões iniciais ainda incluem apenas o Internet Explorer, pois o aplicativo e a interface Spartan ainda não foram integrados.
A Microsoft apresentou alguns recursos espartanos até agora, mas muito sobre o navegador era desconhecido. Nesta semana, no entanto, o WinBeta obteve uma versão vazada do Windows 10 que inclui o navegador Spartan. Embora inacabados, muitos dos recursos exclusivos do Spartan dependem da integração da Cortana, proporcionando uma experiência perfeita que permite ao usuário interagir com vários tipos de dados sem precisar sair do navegador Spartan.
O vídeo da compilação vazada, incorporado na parte superior da página, demonstra a capacidade da Cortana de raspar ou correlacionar informações sobre restaurantes e empresas visualizadas no Spartan, pesquisar rapidamente informações de referência sobre lugares, pessoas ou termos e fornecer informações contextuais, como as atuais tempo e instruções de direção.
A Microsoft ainda não anunciou uma data final de lançamento do Windows 10, indicando até o momento o lançamento no segundo semestre de 2015. No entanto, os membros da Visualização Técnica do Windows em breve poderão obter as mãos na versão beta do Spartan demonstrada no vídeo, com rumores sugerindo que ele será incluído na versão atualizada do Windows 10 lançada esta semana.