Enquanto grandes mudanças no Windows estão agendadas para a atualização do "Threshold" (Windows 9) do próximo ano, a Microsoft está preparada para lançar uma atualização relativamente pequena em seu sistema operacional de desktop. O "Windows 8.1 Update 1" está programado para ser lançado nesta primavera e uma versão recentemente vazada revela as mudanças que os usuários podem esperar.
Inicializar na área de trabalho por padrão: a Microsoft já introduziu uma opção de inicialização na área de trabalho com o Windows 8.1 do ano passado, mas a partir da atualização 1, os usuários em PCs tradicionais que não tocam terão a opção ativada por padrão. Aqueles que executam o sistema operacional em dispositivos com tela sensível ao toque ainda serão levados à tela inicial familiar, por padrão, mas ambas as categorias de usuários podem alterar a configuração manualmente, se desejado.
Barras de título do aplicativo Metro: para aplicativos no estilo Windows 8 (também conhecido como "Metro"), os usuários com configurações de mouse e teclado verão uma nova barra de título na parte superior dessas experiências de tela cheia, anteriormente perfeitas. Visíveis brevemente após o lançamento e novamente quando o cursor do mouse é colocado perto da parte superior da tela, essas barras de título oferecem aos usuários do Windows acesso rápido a sair, minimizar e dividir funções. A barra também atua como uma área visível de "agarrar" para os usuários que ainda estão aprendendo a interface do Windows 8 centrada no toque.
Botões da tela inicial: Os novos botões de energia e pesquisa são visíveis na tela inicial, ao lado de um nome de usuário exibido com mais destaque. Isso permite que os usuários de mouse e teclado encontrem e selecionem rapidamente funções de pesquisa ou acionem uma ação de energia, como desligamento ou reinicialização. Embora as coisas possam mudar antes do lançamento final, a versão atual exibe apenas o botão liga / desliga para dispositivos que não são com tela sensível ao toque, enquanto o novo botão de pesquisa está visível para todos os dispositivos.
Fixar aplicativos Metro na barra de tarefas da área de trabalho: Esta é a primeira etapa para permitir que aplicativos Metro sejam executados em janelas na área de trabalho, algo agendado para a atualização do Windows 9 “Limiar”. Embora você ainda não possa executar esses aplicativos Metro na área de trabalho, é possível fixá- los na barra de tarefas da área de trabalho, facilitando a transição para a nova interface do usuário. Os usuários podem acessar essa funcionalidade clicando com o botão direito do mouse em um bloco ao vivo na tela inicial e selecionando “Fixar na barra de tarefas”. Todos os aplicativos Metro em execução no momento também aparecerão na barra de tarefas quando o usuário voltar à área de trabalho.
Menus do botão direito do mouse na tela inicial: o mesmo menu do botão direito do mouse que permite fixar um aplicativo na barra de tarefas, mencionado acima, agora também permite que os usuários redimensionem blocos, fixem blocos na tela inicial e executem outras funções sensíveis ao contexto. Essas funções estavam disponíveis nas versões anteriores do Windows 8, mas através da interface de toque e da barra de botões. Incorporá-los a um método de controle centrado no mouse e no teclado é outra maneira de a Microsoft tentar aliviar os medos dos usuários antigos do Windows.
E essa última frase é realmente o ponto de tudo isso. Com a morte do Windows XP, a Microsoft enfrenta literalmente centenas de milhões de clientes ainda relutantes em atualizar para o seu sistema operacional mais recente. Muitos desses clientes são empresas, repletas de funcionários treinados exclusivamente para usar a interface tradicional do Windows. As mudanças radicais trazidas pela versão original do Windows 8 no final de 2012 provaram ser demais para muitos desses usuários e, portanto, a Microsoft vem se esforçando para acomodar as expectativas dos usuários tradicionais e, ao mesmo tempo, abrindo caminho para o futuro da operação. sistema.
O julgamento final sobre se essa estratégia de acomodação será bem-sucedida terá que esperar até o Windows 9 no próximo ano, mas muitos observadores antigos da Microsoft não estão otimistas.
A atualização 1 do Windows 8.1 será uma atualização gratuita para todos os usuários do Windows 8.1. Espera-se que seja divulgado ao público em abril, após a conferência BUILD da Microsoft, onde provavelmente também obteremos mais detalhes sobre o Windows 9.