Se você é um iniciante na indústria de computadores, há muitas coisas que podem ser francamente esmagadoras. Blogs e jornalistas de tecnologia discutem indiferentemente termos como “microarquitetura” e “velocidade do relógio”, com pouca consideração de que boa parte de seu público-alvo tem apenas uma leve percepção do que diabos eles estão falando. É certo que fui culpado disso no passado.
Além do mais, a maioria das definições e tutoriais encontrados pressupõe que o leitor já tenha algum grau de conhecimento técnico. Freqüentemente, essas peças informativas podem ser tão difíceis de acompanhar quanto os artigos originais. Muitas pessoas simplesmente desistem e aceitam que terão apenas uma vaga compreensão das coisas.
E se eu lhe dissesse que os computadores não são tão complicados quanto as pessoas imaginam?
Você provavelmente zombaria. Me chame de louco. Gostaria de saber se estou tentando vender algo para você. Ou todas acima. Mas com toda a honestidade … é verdade. Aqui, mostrarei a você - aqui estão alguns bits comuns da terminologia do mundo da computação, colocados nos termos dos leigos para sua conveniência de leitura.
Arquitetura de sistema / microarquitetura:
Em sua essência, cada chip de computador consiste em dois elementos principais; conhecidos, respectivamente, como Instruction Set Architecture (ISA) e Microarchitecture. O primeiro está relacionado à programação de um computador - ou seja, como o computador entende o que cada elemento em sua linguagem básica significa, quais instruções devem ser executadas e em que ordem, etc. O ISA lida basicamente com o que o chip faz . É uma espécie de 'ponte' entre software e hardware.
A microarquitetura, por outro lado, pode ser vista como o ISA faz o que faz. É assim que tudo é finalmente organizado no chip ou processador. Há um pouco mais do que isso, mas basicamente … é tudo o que você precisa saber para uma compreensão geral do termo.
Se você quer uma analogia, o ISA é o chefe de uma fábrica, dirigindo os trabalhadores, enquanto a Microarquitetura é o próprio chão de fábrica, como tudo é organizado e organizado. Entendi? Boa. Você provavelmente notou que eu deixei de fora as partes de trabalho da fábrica. Estou chegando a isso.
Processador
O processador de um chip de computador (ocasionalmente chamado de Process Technology, ou Silicon Process Technology) basicamente executa as instruções estabelecidas pelo ISA. Tecnicamente, o processador faz parte da microarquitetura de um chip - ele compreende os bits de trabalho. Estou listando-os como termos diferentes - já que, normalmente, quando se refere à microarquitetura, estamos apontando como o chip é organizado - como os elementos físicos de um chip são dispostos.
Para encurtar a história, enquanto o ISA é o capataz e a microarquitetura é o layout da fábrica, o Processador são as máquinas e os trabalhadores que mantêm a fábrica funcionando. Simples, certo?
SATA
Imagem via eshop.macsales.com
SATA significa Acessório de tecnologia avançada serial. Essa definição provavelmente não é tão útil, não é? Você provavelmente ainda está tentando descobrir do que diabos estou falando. Vou ter que entrar em mais detalhes se você entender “SATA” realmente significa, e não o que ela significa. Eu vou explicar:
Basicamente, o SATA é uma interface projetada para conectar adaptadores de barramento de host a unidades de disco rígido ou unidades ópticas. Mais uma vez, estou apenas complicando ainda mais as coisas, não estou? Agora temos mais duas definições para analisar antes de realmente entendermos o que diabos a SATA deveria ser. Primeiro, um barramento de computador. Se a primeira coisa que você pensa é em um sistema de transporte, na verdade você não está tão longe assim. Um barramento é basicamente um subsistema da arquitetura de um computador projetado para transmitir dados entre componentes de computador ou, em alguns casos, entre os próprios computadores. Conseqüentemente, um adaptador de barramento de host é um subsistema que conecta um sistema host (basicamente a placa-mãe do computador principal) a outros componentes, como discos rígidos, unidades de disco, adaptadores de rede … você entendeu.
Então, basicamente, uma conexão SATA é, em sua essência, uma interface projetada para conectar o computador ao disco rígido. Vejo? Nem de longe tão esmagador ou complicado quanto parece à primeira vista, não é?
INCURSÃO
RAID significa Matriz Redundante de Discos Independentes. Essa definição não é mais útil do que a definição SATA. Vou elaborar: basicamente, uma matriz RAID é um meio de combinar várias unidades de disco separadas em uma única unidade. Embora cada uma dessas unidades seja tecnicamente um componente independente, elas são tratadas como uma única entidade por qualquer sistema ao qual estejam conectadas. Como resultado, quando os dados são salvos, eles são salvos em cada uma das unidades de disco independentes. A razão para fazer isso é que não apenas ganha espaço de armazenamento adicional, mas também aumenta a confiabilidade - se um disco falhar, é provável que você ainda tenha vários outros que funcionarão.
É verdade que há um pouco mais em muitas das definições que forneci aqui … mas o que você tem agora fornecerá um bom ponto de partida, caso queira descobrir mais.