Nesta edição de “In Layman's Terms”, veremos alguns termos relacionados ao processo de inicialização de um computador.
BIOS
BIOS significa Sistema básico de entrada / saída. Se você retirar o sistema operacional principal do seu computador, ficará com o BIOS. É essencialmente o software que controla as coisas nos bastidores. Ele é o principal responsável pela inicialização do hardware do sistema e pela configuração do seu carregador de inicialização, que por sua vez inicia o sistema operacional. Basicamente, é o que faz o seu computador começar a funcionar.
Você pode usar o BIOS para editar um monte de coisas relacionadas ao funcionamento do seu hardware. Eu não recomendaria mexer nas configurações do BIOS, a menos que você realmente saiba o que está fazendo.
Modo de segurança
Digamos que seu sistema não inicialize corretamente. Talvez tenha um vírus, ou talvez exista um driver com borked em algum lugar que esteja impedindo que ele funcione. Inicie seu computador no modo de segurança. Basicamente, o modo de segurança é um método de diagnóstico para o Windows e carrega apenas o software mais básico do seu sistema operacional. Os drivers de dispositivo e todos os programas, exceto os necessários para o Windows operar, não são carregados.
Se o seu computador não carregar no modo de segurança, isso significa que seu registro provavelmente está corrompido ou um dos arquivos principais do sistema está danificado.
Ou isso, ou o seu disco rígido é praticamente uma escória.
Carregador de inicialização
Se você acompanha meus artigos há algum tempo, provavelmente já ouviu esse termo em relação aos telefones Android. Em termos de PCs, o Boot Loader faz praticamente a mesma coisa no contexto de um PC que em um telefone Android - carrega o sistema operacional, bem como quaisquer outros programas importantes relacionados ao referido sistema. Os carregadores de inicialização do PC geralmente tendem a carregar programas de complexidade crescente em uma ordem seqüencial - isso é conhecido como "carregamento em cadeia".
Menu de inicialização
Um menu de inicialização é essencialmente o que parece. É um menu de opções para os modos em que você pode iniciar o sistema. Geralmente, ao iniciar o Windows, pressione F8 e você pode acessar o menu de inicialização. Isso é praticamente tudo o que existe. Honestamente, essa é provavelmente a definição mais simples da lista hoje.
Partição
A melhor maneira de descrever uma partição é explicar que é um segmento do disco rígido de um computador no qual um sistema operacional (e todos os arquivos associados a esse sistema) são armazenados. Pode haver até quatro partições primárias em um único disco rígido.
Agora, é um pouco mais complicado que isso, é claro. Existem dois 'tipos' de partição primária; uma partição de inicialização e uma partição do sistema. A partição de inicialização contém todos os arquivos necessários para iniciar o computador, como o BIOS. A partição do sistema, por outro lado, contém o sistema operacional e todos os arquivos relacionados a ele.
Em uma instalação típica do Windows, a partição de inicialização e a partição do sistema são iguais. Criar uma nova partição significa que você estará criando outra partição do sistema. A partição de inicialização sempre permanecerá a mesma. Além disso, pode haver apenas uma partição primária ativa a qualquer momento.
Há um pouco mais do que isso, mas expliquei o suficiente para dar a vocês uma compreensão básica. Podemos analisar mais detalhadamente as partições em algum momento no futuro.
Por enquanto, você sabe o que precisa saber.