Anonim

Nesta edição de “In Layman's Terms”, veremos alguns termos relacionados à memória e processamento.

Mordeu

Em termos de memória, um bit (abreviação de dígito binário) é a menor unidade de dados possível em um sistema de computador. Um único bit é basicamente um minúsculo 'interruptor' elétrico que está 'ligado' ou 'desligado'. Eles são usados ​​para praticamente tudo, desde instruções ao sistema até armazenamento de dados. O estado 'ligado' ou 'desligado' dos bits está relacionado ao código da máquina, onde tudo é expresso em uns e zeros.

Geralmente, os bits não existem fora dos oito agrupamentos de cadeias de caracteres conhecidos como bytes.

Byte

O próximo passo a partir do bit, um byte é uma sequência de oito bits. É também a base para … praticamente todas as medidas de tamanho e velocidade na computação (além da Hertz). Consequentemente, um kilobyte tem 1024 bytes, um megabyte é 1024 kilobytes, um gigabyte é 1024 megabytes e um terabyte é … bem, você entendeu a idéia. Você realmente não precisa saber muito mais sobre essas unidades de medida, a menos que queira ir direto ao assunto e estudar binário (abordarei o código de máquina e outras linguagens de programação básicas em um post posterior).

Agora, alguns de vocês podem estar se perguntando por que o valor é 1024 e não 1000. A razão para isso é que o binário basicamente expressa tudo como um múltiplo de 2, então 1024 é o mais próximo que podemos chegar a 1000.

FLOPS

E agora para algo completamente diferente. FLOPS - que significa operações de operações pontuais por segundo. Isso não diminui muito, não é? Se quisermos entender o que significa o FLOPS, precisaremos descobrir o que é uma operação de ponto flutuante, não é?

Em binário, existem dois sistemas para representar números com casas decimais: ponto fixo e ponto flutuante. Sistemas de pontos fixos são aqueles nos quais existem apenas algumas casas que a casa decimal pode ter; em sistemas de ponto flutuante, o decimal pode ser colocado em qualquer lugar. É excessivamente simplista, mas serve.

Geralmente, o FLOPS não é um indicador particularmente importante da velocidade de desempenho para computadores padrão, pois as operações de ponto flutuante são usadas principalmente em cálculos científicos. No caso de supercomputadores e sistemas usados ​​para pesquisa, quantos FLOPS o sistema pode suportar é de vital importância, mas para os usuários do dia a dia? Sim, você provavelmente não precisa se preocupar com isso.

Hertz

Se formos para uma definição direta, Hertz é a unidade de medida padrão para ciclos por segundo. 'One Hertz' é um ciclo por segundo. Simples o suficiente, certo?

Em termos leigos 4: bits, bytes, flops e hertz