Uma cartilha: no Microsoft Windows e no Apple Mac OS X, você conhece apenas um ambiente de área de trabalho - aquele que é fornecido pelo sistema operacional. Sim, você pode mudar as cores, mudar as coisas etc., mas o fato é que você tem apenas uma opção para o gerenciamento de janelas, a deles .
Uma distribuição GNU / Linux não se limita a apenas uma opção quando se trata de seu ambiente GUI. Embora seja verdade para a GUI que você usa o X Window System, você pode escolher qual ambiente deseja usar. Os dois mais populares são o GNOME e o KDE, mas existem outros como o Fluxbox e o Enlightenment.
Se você já usou o Ubuntu, usou o GNOME, pois é o ambiente padrão que acompanha o sistema operacional.
A variante KDE do Ubuntu é chamada Kubuntu (com o K for KDE).
Agora, o KDE está na versão 4.1.1, então decidi baixar uma cópia do Kubuntu com o KDE 4 e experimentá-lo. Nota: Se você deseja o Kubuntu com KDE, precisa fazer o download específico da versão “8.04 remix”. Isso está listado claramente, por isso é fácil de identificar.
Minha experiência com o Kubuntu com o KDE 4
O KDE 4 parece melhor que o GNOME. Isso é imediatamente notado com as fontes, porque elas parecem perfeitas. As fontes são menos "em blocos", mais "curvas" e mais fáceis de ler, que é a parte mais importante. É verdade que você pode modificar o GNOME no Ubuntu para "suavizar" as fontes para obter a mesma aparência, mas o fato é que você não precisa fazer isso no Kubuntu. Parece bom desde o início.
Aqui está um exemplo do que quero dizer (clique na imagem para ampliá-la):
Logo de cara, o KDE parece mais amigável. Fontes maiores, legibilidade mais fácil.
Quando acesso o menu K, posso procurar coisas facilmente e as coisas estão claramente marcadas.
No canto superior direito da tela, posso clicar em "Adicionar widgets" para adicionar itens à área de trabalho.
Adicionei alguns widgets à área de trabalho.
Eu era capaz de contornar o KDE muito mais rápido do que com o GNOME. Ainda é o Ubuntu, mas apenas com um ambiente diferente. Na verdade, foi fácil o suficiente para onde eu era capaz de tirar as capturas de tela e publicar este artigo usando nada além do Kubuntu, o aplicativo de captura de tela embutido KSnapshot, Gwenview para fazer pequenas edições de imagem (apenas cortar) e o navegador Konqueror para postar no sistema de blogs aqui.
Você deve usar o Ubuntu ou o Kubuntu?
Usar o GNOME ou KDE (ou outro ambiente) é estritamente uma questão de preferência. Alguns dizem que os aplicativos no Linux funcionam melhor ao usar o KDE. Além disso, existem muitos aplicativos Linux projetados especificamente para o KDE (geralmente qualquer aplicativo que comece com o K, como o Konqueror ou o Kopete, por exemplo).
Considere que o KDE tem seguidores fortes o suficiente para ter uma distribuição do Ubuntu especificamente para esse ambiente - que diz que as pessoas gostam alto o suficiente para onde preferem usá-lo em detrimento de qualquer outra coisa.
Considere também que você pode modificar o KDE de maneiras bastante impressionantes. Você quer colírio para os olhos? Você entendeu - e é funcional.
Se você tentou o Ubuntu, mas sua aparência não fez muito por você, tente o Kubuntu. Você pode gostar disso.