Os telefones Android de gama média estão vendendo muito bem em todo o mundo devido à grande variedade de acessibilidade e funcionalidade. O que define a potência e a eficiência de todos os celulares recentes é o seu chipset. Um dos chipsets mais populares é o Snapdragon (SD) 660 da Qualcomm, um poderoso sistema em um chip (SoC) que faz parte de uma série SoC acessível, o Snapdragon 600.
Sua popularidade capturou a atenção da Huawei o suficiente para fazê-los lançar o HiSilicon Kirin 710 um ano depois. Esta resposta da Huawei é suficiente para superar o poderoso Snapdragon 660? Estamos prestes a descobrir.
As especificações
CPU
A primeira diferença perceptível está relacionada ao processo de fabricação. Enquanto o Snapdragon 660 usa uma tecnologia de 14 nm um tanto antiga (como os processadores Samsung), o Kirin 710 usa um processo de 12 nm mais atual.
A configuração da CPU é outra grande diferença entre os dois chipsets. O Snapdragon 660 conta com seu próprio CPU Kryo 260. Esta CPU Kryo possui quatro núcleos de alto desempenho com clock de 2, 2 GHz e quatro núcleos de alta eficiência com clock de 1, 7 GHz. Os primeiros são núcleos semi-personalizados do ARM Cortex-A73, enquanto os últimos são núcleos semi-personalizados do ARM Cortex-A53.
Como você pode ver, a única diferença real entre as duas CPUs é que a Kirin conta com os núcleos usuais ARM Cortex-A73 e A53. O SD está na liderança aqui, pois possui núcleos personalizados, que têm vantagens próprias, principalmente relacionados ao desempenho e à eficiência de energia.
GPU
O Kirin 710 fez uma melhoria visível em relação ao seu antecessor, o Kirin 659. Sua GPU ARM Mali-G51 MP4 é certamente melhor que a GPU do 659, mas fica difícil em comparação com a GPU Adreno 512 do Snapdragon 660.
Ambas as GPUs adicionaram aprimoramentos de jogos. O Adreno 512 possui suporte à API Vulkan (interface de programação de aplicativos). A API Vulkan, que melhora os gráficos, pode ter forçado a Huawei a criar um aprimoramento de jogo próprio.
Assim, a Huawei começou a agrupar seus SoCs com a GPU Turbo. Esse recurso aumenta o desempenho dos jogos, eliminando todas as barreiras de desempenho entre o software e a GPU do telefone.
Resoluções da tela
Não se sabe muito sobre as características de exibição desses chipsets. No entanto, sabe-se que o Kirin tem uma resolução máxima suportada de 2340 × 1080 pixels (Full HD +), enquanto o limite superior do Snapdragon é ainda maior em 2560 × 1200 pixels, que é uma resolução WQXGA (Wide Quad Extended Graphics Array).
Suporte da câmera
Os criadores do Kirin parecem ter vergonha de compartilhar informações relacionadas à câmera, mas o mesmo não pode ser dito sobre a Qualcomm. O Snapdragon 660 pode suportar uma única câmera com uma resolução que não exceda 25 megapixels. No caso de duas lentes de câmera, a resolução não pode ultrapassar a marca de 16 MP.
A Qualcomm ainda possui recursos adicionais para tirar fotos, como o Qualcomm Clear Sight, que ajuda a capturar mais luz nas fotos, bem como o chip Spectra 160 ISP (processador de sinal de imagem), que melhora a reprodução das cores, evita o atraso do obturador e faz o foco automático Mais rápido.
O SD 660 tem uma vantagem, especialmente em fotos com iluminação adequada, mas nunca é demais verificar as habilidades reais de captura de fotos do smartphone. Por fim, isso é mais importante para tirar fotos de alta qualidade do que o modelo de chipset.
Suporte de Inteligência Artificial
O Snapdragon suporta o SDK (kit de desenvolvimento de software) da Qualcomm chamado Neural Processing Engine (NPE). Funciona com a estrutura AI, como o TensorFlow, para permitir funções mais avançadas, como reconhecimento de cena, identificação de frase, correspondência de palavras, etc.
A Kirin não possui seu próprio mecanismo de processamento neural, mas pode usar a GPU e a CPU para obter funções adicionais, como desbloqueio de rosto, reconhecimento de cena, melhorando a qualidade das fotos tiradas em ambientes com pouca luz etc.
Anunciando o vencedor
Em termos de desempenho, o Kirin 710 e o Snapdragon 660 são semelhantes à primeira vista e têm resultados de benchmark semelhantes. No entanto, isso muda completamente depois de comparar as performances da GPU. O Snapdragon 660 é o vencedor claro quando se trata de energia, enquanto o 710 é bom em eficiência e é uma escolha sólida, se você preferir smartphones Huawei.
Qual chipset você está usando? Você está pensando em trocá-lo por um desses? Compartilhe seus pensamentos nos comentários abaixo.