O sensor Kinect 2.0 é um aspecto importante da experiência geral que a Microsoft espera oferecer com o Xbox One. Mas, com base na primeira geração do produto, a configuração e o uso podem não ser tão fáceis. O primeiro Kinect ofereceu opções de colocação relativamente limitadas e exigia uma grande área útil e iluminação adequada. Felizmente, com muitos curiosos sobre restrições semelhantes para o Kinect 2.0, um guia do usuário do Xbox One que detalha o posicionamento do Kinect vazou para fora do Brasil.
Infelizmente, o novo Kinect ficará limitado às mesmas áreas de posicionamento do seu antecessor, mas a nova lente grande angular e sensores avançados criarão uma área de interação muito mais flexível para os usuários. De acordo com o guia de configuração que vazou, o Kinect 2.0 deve ser colocado centralizado na televisão, a não mais de 1, 8 metros (6 pés) e a menos de 0, 6 metros (2 pés) do chão. Os jogadores que desejam interagir com o Kinect também devem estar posicionados a pelo menos 1, 4 metros (5 pés) da frente do sensor. O Kinect original compartilhava os requisitos de altura do Kinect 2.0, mas exigia pelo menos 6 pés entre o sensor e o usuário.
Além de melhores opções de posicionamento, o novo Kinect também oferecerá uma área de interação mais ampla (até 9 metros em comparação ao limite de 12 pés da primeira geração) e rastreamento de voz e movimento muito melhor graças a sensores adicionais. A Microsoft lançou vários vídeos mostrando a impressionante capacidade do Kinect de rastrear níveis de luz, movimento das articulações, pressão muscular e até pulsação.
O Kinect 2.0 está incluído no Xbox One. O console será lançado em 22 de novembro na América do Norte por US $ 500. O rival PS4 chega à América do Norte uma semana antes, em 15 de novembro, por US $ 400, mas não inclui um dispositivo de movimento e voz semelhante ao Kinect.