Anonim

Enquanto a maioria dos usuários que atualizam para o Windows 10 o fazem com uma atualização no local em relação à instalação existente do Windows 7 ou Windows 8.1, alguns usuários - especialmente usuários avançados - desejam executar um "nuke and pavve" tradicional, ou seja, limpe completamente a unidade e instale uma cópia limpa do Windows 10. Como muitos descobriram durante o lançamento do Windows 10 em 29 de julho, no entanto, as etapas para executar uma instalação limpa do Windows 10 não são tão simples. Alterações na maneira como a Microsoft está licenciando o Windows 10, juntamente com o programa de atualização gratuita da empresa, resultaram em muitos usuários com problemas no processo de ativação após executar uma instalação limpa do Windows 10. Agora que a poeira baixou um pouco, alguns mais confiáveis as etapas para uma instalação limpa do Windows 10 foram reveladas e o truque é que você deve fazer uma atualização no local primeiro , como explicaremos em mais detalhes abaixo.

O Windows 10 agora está disponível em novos PCs e para aqueles que desejam comprar uma cópia comercial do sistema operacional. Mas a maioria dos usuários que obtêm o Windows 10 nos primeiros meses serão usuários existentes do Windows 7 e Windows 8.1, que são elegíveis para receber uma atualização gratuita para o Windows 10 no primeiro ano de disponibilidade do sistema operacional.

Para esses usuários, o sempre importante processo de ativação do Windows 10 depende da capacidade da Microsoft de detectar uma licença válida do Windows 7 ou 8.1 já em uso no PC. O caminho de atualização padrão para usuários que atendem a esse critério é uma atualização no local, na qual o Windows 10 é instalado na parte superior da instalação existente do Windows por meio de um instalador da GUI iniciado pelo usuário na versão atual do Windows. Com esse processo, o Windows 10 é ativado após a conclusão da instalação sem nenhum problema.

o truque para uma instalação limpa bem-sucedida do Windows 10 está executando uma atualização no local primeiro

Os usuários antigos do Windows sabem que essa é apenas uma maneira de instalar o Windows, é claro. O método preferido de usuários avançados para as principais atualizações do Windows é a instalação limpa, em que o instalador do Windows para a nova versão do sistema operacional é copiado para uma unidade USB ou DVD-ROM e executado independentemente da versão existente do Windows. Esse método testado e comprovado é a solução ideal para usuários avançados há anos, mas muitos dos que o testaram com o Windows 10 nesta semana encontraram uma surpresa desagradável.

Para usuários que começaram com a instalação existente do Windows 7 ou 8.1 e criaram imediatamente uma unidade USB ou DVD de instalação do Windows 10, tudo começou como esperado. O instalador do Windows 10 funciona com uma unidade USB ou DVD na perfeição, como seria de esperar, e a instalação geralmente ocorre sem problemas.

Somente quando o usuário conclui a instalação limpa do Windows 10 é que eles atingem um obstáculo: o Windows 10 se recusa a ativar e esses usuários não têm uma chave de produto válida com a qual concluir a ativação. Se o Windows 10 tivesse sido instalado sobre a instalação existente do Windows 7 ou 8.1, conforme descrito acima, o processo de validação e ativação teria sido automático. Além disso, a Microsoft afirmou que, uma vez ativado, o Windows 10 lembraria o status de ativação válido em seu dispositivo e permitiria ao usuário realizar instalações limpas ou atualizações de hardware no futuro. O problema, é claro, foi obter a ativação inicial.

Acontece que uma solução está à mão, embora exija um pouco mais de tempo e esforço do que uma instalação limpa tradicional. Conforme descrito pela Microsoft e elaborado por Paul Thurrott, o truque para uma instalação limpa do Windows 10 é executar primeiro uma atualização no local.

Agora, antes de recusar essa sugestão, deixe-nos esclarecer que esta é apenas uma etapa intermediária e que você não ficará preso a uma atualização "impura" do Windows 10. Com base nas sugestões da Microsoft e verificadas pelos usuários que tentaram essa abordagem, quem procura uma instalação limpa do Windows 10 deve prosseguir com a atualização local primeiro, usando o "Get Windows 10 App", se disponível, ou agarrando manualmente o instalador do Windows 10 da Microsoft.

Após a atualização no local, o Windows 10 deve ser ativado com êxito. Neste ponto, você poderá inicializar a unidade USB ou DVD de instalação do Windows 10, limpar o sistema e executar uma instalação limpa do Windows 10. Como alternativa, você pode usar o recurso "atualização" do Windows 10 para limpar todos os remanescentes da instalação antiga do Windows, o que levará você a uma instalação limpa sem levar muito tempo.

Esperamos que a Microsoft simplifique o processo de ativação à medida que o Windows 10 amadurece. Embora a maioria dos usuários simplesmente atualize sua instalação existente do Windows e nunca a toque novamente, esse método atual para executar uma instalação limpa do Windows 10 parece desnecessariamente entediante para usuários avançados ou qualquer pessoa que suporte vários PCs. Até que a Microsoft possa descobrir isso, no entanto, essas etapas devem ajudar a aliviar os problemas de ativação enfrentados por muitos durante o lançamento do Windows 10.

Uma observação final: o tópico aqui é uma instalação limpa do Windows 10 que, se você não estiver familiarizado, significa que tudo na unidade é destruído. Portanto, se você é novato em tudo isso, verifique se possui backups adequados de todos os seus dados - incluindo categorias que os usuários às vezes ignoram, como contatos, favoritos do navegador e arquivos de configuração de aplicativos - antes de fazer alterações nos dados existentes. Instalação do Windows.

A chave para uma instalação limpa bem-sucedida do Windows 10 é atualizar primeiro