Anonim

O autor e ex-publicitário Ken Segall argumenta que a Apple pode ter perdido sua vantagem quando se trata de marketing. Segall, que ajudou a desenvolver a famosa campanha “Think Different” da Apple no final dos anos 90, ressalta que os dias da bem-humorada campanha “Get a Mac” da Apple já se foram há muito tempo e que a nova era do marketing focado em produtos favorecida em Cupertino está provando muito menos eficaz contra o rival móvel Samsung.

Embora você ainda possa argumentar que Macs e i-devices têm muitos recursos, você não pode argumentar que a Apple ainda é intocável quando se trata de publicidade. O fato é que ele está sendo tocado - com frequência e eficácia - por ninguém menos que a Samsung.

Segall argumenta que essa nova realidade se deve tanto à disposição da Samsung de gastar uma quantidade enorme de dinheiro na colocação de anúncios, como campanhas maciças do Super Bowl, como também pela adoção pela empresa coreana do tom alegre e humorístico que a Apple adotou contra a Microsoft . Segall chama isso de "uma abordagem de criatividade e grandes gastos".

Em contraste, os anúncios da Apple se tornaram muito mais estéreis e, com poucas exceções, carecem do humor dos anúncios Get a Mac e da inspiração da campanha Think Different.

Os ataques da Samsung à Apple e aos fãs dedicados da empresa certamente irritaram algumas plumas, mas para os consumidores médios, o humor e a peculiaridade dos anúncios da Samsung são muito mais atraentes do que outros trinta segundos de um dispositivo da Apple contra um fundo branco.

Como Segall ressalta, “os riscos não poderiam ser maiores” para a Apple. A empresa continua extremamente lucrativa, mas está vendo sua participação de mercado encolher em categorias cruciais para dispositivos móveis, enquanto o Android dispara. A Apple não deveria se preocupar apenas com a participação de mercado, mas a empresa corre o risco de perder a próxima geração de usuários móveis, que agora a veem como "não legal" em comparação com a Microsoft e a Samsung, se não puder apresentar uma mensagem de marketing mais atraente.

Ken segall: o domínio da apple no marketing está corroendo