Anonim

Não é segredo que computadores, especialmente PCs de jogos de alta potência e estações de trabalho de produção, exercem muito calor. Apesar dos avanços significativos na eficiência de energia na década passada, muitos ainda brincam comparando seu PC a um aquecedor de ambiente dedicado. Para não ignorar a curiosidade, o pessoal da Puget Systems, fabricante de PCs, decidiu colocar essa comparação humorística à prova, com resultados surpreendentes.

Puget construiu pela primeira vez um PC para jogos de última geração, com uma CPU Intel Ivy Bridge-E de seis núcleos, três GPUs NVIDIA GTX Titan e uma fonte de alimentação Seasonic de 1050 watts e configurou um teste para compará-lo a uma variável de 1000/1500 watts aquecedor. Ambos consumiram 900 watts durante o uso, com o aquecedor de ambiente definido no modo "baixo" e o PC para jogos no máximo enquanto executava o teste de estresse da GPU Furmark.

Cada dispositivo foi colocado em uma sala fechada com cerca de 940 pés cúbicos de espaço e as medições foram realizadas ao longo de cerca de duas horas. Surpreendentemente, o PC de jogos e o aquecedor de ambiente foram capazes de aumentar a temperatura ambiente da sala em aproximadamente a mesma quantidade (12 graus Fahrenheit) com o PC de jogos, deixando o ambiente ainda mais rápido.

Mesmo com essas pequenas variações, os resultados estão próximos o suficiente para confirmarmos que, para todos os efeitos, um PC e um aquecedor de ambiente produzirão a mesma quantidade de calor ao extrair a mesma quantidade de potência de uma tomada.

Embora ambos os dispositivos usem aproximadamente a mesma quantidade de energia para executar e produzir a mesma produção de calor, Puget é rápido em apontar que o custo total é significativamente mais alto para o PC, é claro, com um preço na casa dos milhares de dólares em comparação com um aquecedor de espaço de US $ 25. Mas se sua casa estiver fria neste inverno e você tiver de escolher entre jogos de PC sofisticados ou usar um aquecedor de ambiente, sinta-se à vontade sabendo que ambos aumentarão a temperatura, mas um será muito mais divertido.

Mantenha-se aquecido neste inverno: jogos para PC vs. aquecedores