Quando a Apple lançou o MacBook Pro com Retina Display no ano passado, a empresa lançou o MagSafe 2, um conector mais fino e mais comprido para o inovador cabo de força magnético da Apple. A empresa disse que a altura reduzida do novo design do MacBook simplesmente não permitia espaço suficiente para o conector MagSafe padrão que alimentava as linhas do MacBook desde 2006.
MagSafe (direita) em comparação com MagSafe 2 (esquerda). Imagem via Macworld .
Os usuários ficaram felizes em ter um Mac mais fino, mas frustrados pelo fato de que os cabos de energia existentes e o cabo de alimentação que é anexado aos monitores Cinema e Thunderbolt não seriam compatíveis. Em vez de fazer nada e forçá-los a comprar todos os novos acessórios MagSafe, a Apple conheceu os clientes no meio do caminho e lançou um conversor MagSafe para MagSafe 2 de US $ 10. O pequeno acessório aceita um conector MagSafe original na extremidade fêmea e se conecta a um conector MagSafe 2 na extremidade macho.
Para quase todos os proprietários de Retina MacBook, ter um conversor MagSafe tornou-se um pré-requisito praticamente obrigatório, mas o conversor era tão pequeno que muitos usuários, especialmente aqueles em movimento, temiam que se perdesse. Entre na BitWise, a empresa de design de startups fundada por Jonathan Bobrow. Frustrado com a perspectiva de perder esse conversor essencial, ainda que minúsculo, o Sr. Bobrow projetou o KeyBit, um acessório de chaveiro que mantém um conversor MagSafe usando ímãs fortes.
Depois de começar como um conceito impresso em 3D que era lento e caro de fabricar, o Sr. Bobrow trouxe o KeyBit para a plataforma de financiamento coletivo Kickstarter. Com os fundos gerados pela campanha, a BitWise poderá produzir em massa o produto a partir de aço usinado e atender à crescente demanda.
Promessas de US $ 15 são suficientes para garantir um novo KeyBit, com prazo de entrega estimado em agosto. Passar para uma promessa de US $ 20 oferece uma cobertura que protege o KeyBit e o conversor, além do próprio KeyBit. Os clientes terão cinco opções de cores: preto, verde, vermelho, azul ou laranja. Aqueles que se comprometem em níveis mais altos podem receber camisetas, a opção de conhecer o Sr. Bobrow por meio de um Hangout do Google e um modelo original em 3D do produto, além do novo design em aço.
Embora o custo atual de um KeyBit seja mais do que o custo de substituição de um conversor MagSafe, o estado de espírito que o produto oferece ao manter o conversor protegido e acessível vale o preço. Aqueles com Retina MacBook Pros e 2012 MacBook Airs (que também receberam uma atualização para o MagSafe 2 no último verão) devem conferir hoje a campanha KeyBit Kickstarter.