Anonim

A Intel apresentou o Kaby Lake no segundo semestre de 2016 como sucessor direto do popular processador Skylake.

Com Kaby Lake, a Intel quebrou o ciclo de "tick-tock", que durou seis gerações. Em um "tick", a Intel lançaria um processador com um novo design, enquanto em um "tock", sua versão otimizada e aprimorada seria introduzida. No entanto, Kaby Lake foi uma melhoria em relação à Skylake, que foi, por sua vez, uma melhoria no processador Broadwell de 5ª geração.

Vamos ver como os dois se comparam. Deixe o jogo Skylake x Kaby Lake começar!

Vídeo 4K

Uma das principais diferenças entre a Skylake de 6ª geração e a Kaby Lake de 7ª geração é que os processadores Kaby Lake vêm com suporte interno para o codec HEVC para vídeo 4K. Esses processadores também delegam a maioria das tarefas de vídeo 4K em placas gráficas, o que significa que o laptop usa significativamente menos bateria ao reproduzir vídeos em 4K.

Os processadores Kaby Lake suportam o VP9, ​​um codec de vídeo 4K desenvolvido pelo Google como resposta ao HEVC. Além disso, eles suportam o padrão HDCP 2.2. O HDCP (Proteção de conteúdo digital de alta largura de banda) existe para impedir a cópia não autorizada de conteúdo digital.

Finalmente, os processadores Kaby Lake oferecem desempenho muito superior no departamento de gráficos 3D. Isso significa taxas de quadros mais altas, melhor resolução e uma melhor experiência de jogo em todos os aspectos. Em um teste, a Intel executou o Overwatch em um laptop Dell XPS 13 usando um processador Kaby Lake. Ele conseguiu uma resolução impressionante (considerando as especificações do laptop) 1280 x 720 a 30fps e em configurações gráficas médias.

Thunderbolt 3.0 e USB 3.1

Os processadores Kaby Lake também oferecem melhorias nessa área. Com o suporte para USB 3.1 de segunda geração, os processadores Kaby Lake oferecem velocidades de transferência de até 10 GB / s (5 GB / s era o limite para os processadores Skylake). Além disso, os processadores Kaby Lake têm suporte nativo para a terceira geração do Thunderbolt da Intel.

Os computadores equipados com os processadores Kaby Lake podem ter até 14 portas USB (2.0 e 3.0), além de três portas de armazenamento PCIe 3.0. Obviamente, são necessárias placas-mãe correspondentes para aproveitar ao máximo os processadores Kaby Lake.

Velocidades de relógio mais altas

Dado o fato de o Kaby Lake ser apenas uma versão otimizada do Skylake, a Intel confiou exclusivamente em ajustes e melhorias para oferecer melhor desempenho e maiores velocidades de CPU. Os resultados não são tão impressionantes, embora sejam notáveis. No entanto, os processadores Kaby Lake oferecem desempenho superior no departamento de gráficos 3D, especialmente em dispositivos móveis.

A Intel oferece os processadores Kaby Lake em duas designações básicas - Y e U. Os modelos Y agora substituem os modelos designados por m da Skylake, mas apenas nas seções i5 e i7. A designação m permanece para os processadores i3. Isso torna impossível saber se você comprou um processador m / Y ou U-class i5 sem ler o nome completo.

Comparação de velocidade

O processador Skylake m3-6Y30 tem a velocidade básica de 900MHz, com turbo em 2, 2GHz. O m3-7Y30 Kaby Lake normalmente trabalha em 1GHz, com o turbo em 2.6GHz. O Skylake m5-6Y74 roda a 1.2GHz e atinge velocidade turbo a 2.7GHz. O Kaby Lake i5-6Y74 roda a 1.2GHz, com o turbo a 3.2GHz. O Skylake m7-6Y75 normalmente é executado em 1, 2 GHz, com o turbo configurado em 3, 1 GHz. Por outro lado, o Kaby Lake i7-7Y75 começa em 1.3GHz e sobe para 3.6GHz.

A velocidade básica do Skylake i5-6200U é de 2, 3 GHz, com o turbo em 2, 8 GHz. Seu equivalente no Kaby Lake (i5-7200U) roda a 2, 5 GHz, com o turbo a 3, 1 GHz. A velocidade base do i7-6500U da Skylake é de 2, 5 GHz, com velocidade turbo de 3, 1 GHz. Por outro lado, o Kaby Lake i7-7500U tem a velocidade básica de 2, 7 GHz, com o turbo em 3, 5 GHz.

Suporte para Optane

Outra grande diferença entre os processadores Skylake de sexta geração e Kaby Lake de sétima geração é que estes suportam a inovadora memória Optane. É a opinião da Intel sobre o conceito de SSD, que é conectado diretamente à placa-mãe. Ele usa slots M.2 e não é compatível com os chipsets Sunrise Point da série 100. Da mesma forma, se você instalar um chip Skylake em um chipset da série 200 da Union Point, ainda não poderá usar o Optane.

Pistas PCIe

O número de pistas PCIe também melhorou de Skylake para Kaby Lake. Embora os dois processadores possam ter até 16 PCIe 3.0 à frente da CPU, os modelos Kaby Lake de sétima geração podem suportar até 24 pistas do PCH (Platform Controller Hub). Isso aumenta o número total de pistas PCIe suportadas pelos chips Kaby Lake para 40.

Veredicto final

Embora uma melhoria significativa em relação à sexta geração, os processadores Kaby Lake da sétima geração não sejam suficientemente atraentes para influenciar os usuários casuais que já estão executando máquinas Skylake.

O suporte a vídeo 4K nativo, gráficos 3D aprimorados e velocidades de clock mais altas podem ser atraentes o suficiente para jogadores e viciados em multimídia, mas não significam muito para o público em geral. O mesmo vale para o suporte Optane e um número ligeiramente aumentado de faixas PCIe.

Skylake vs kaby lake