Anonim

O Windows Explorer não é uma plataforma terrível para gerenciamento de arquivos, mas certamente não é um dos melhores. Quero dizer, funciona bem o suficiente se você estiver apenas tentando organizar alguns documentos e pastas no disco rígido, mesmo que toda iteração tenha algumas falhas. Depois que você começa a obter quantidades maiores de arquivos ou conteúdo em aplicativos como o Dropbox, as coisas começam a desmoronar rapidamente. É um problema tão antigo quanto o próprio Windows.

Portanto, não é de surpreender, portanto, que tantos desenvolvedores de terceiros tenham apresentado alternativas. Existe uma enorme variedade de plataformas e aplicativos projetados para revisar o sistema de gerenciamento bastante complicado com o qual os usuários do Windows são sobrecarregados por padrão.

O principal problema com a maioria dessas ferramentas? Eles exigem uma instalação difícil de usar. Para alguns de vocês, isso pode não ser um grande problema - afinal, você está tentando acabar com o Explorer, e é com você o que você instala no seu sistema, certo?

Às vezes, no entanto, a instalação de um aplicativo não é viável nem aconselhável. Se você estiver usando um sistema que na verdade não pertence a você (como no trabalho, em uma biblioteca ou em uma lan house), é provável que você não esteja disposto ou seja capaz de inicializar um dos mais exploradores de arquivos comuns. Para todos os efeitos, você está preso ao que tem, certo?

Não necessariamente. Gostaria de apresentar o Just Manager: uma alternativa gratuita, leve e portátil ao Windows Explorer.

Instalação

Sob o título Downloads no site Just Manager, você verá duas versões diferentes do aplicativo: padrão e portátil; cada um com uma instalação de 32 e 64 bits (observe que o uso do instalador permitirá selecionar também entre portátil e padrão). A principal diferença entre os dois é que a opção 'portable' vem empacotada em um arquivo .zip e, na verdade, não requer instalação. Basta extraí-lo para uma unidade USB e pronto: você tem um sistema de gerenciamento de arquivos que pode levar com você a qualquer lugar.

Essa é uma das maneiras pelas quais o Just Manager se define a partir de todos os outros sistemas de arquivos de terceiros: não o força a fazer pulos para usá-lo. É literalmente apenas "conecte e vá".

Mas como ele se comporta em termos de recursos?

Como funciona?

A primeira coisa que você provavelmente notará sobre o Just Manager é que realmente não há muito o que olhar. A interface é limpa, simples e talvez até um pouco feia. Honestamente, isso não é muito problema, verdade seja dita: a natureza espartana de como o aplicativo é organizado significa que é incrivelmente fácil de usar, sem sinos e assobios extravagantes para distraí-lo enquanto você olha seus arquivos e pastas.

Por padrão, você começa com dois painéis nos quais pode visualizar arquivos, embora possa aumentar esse número para até 16 (para fazer isso, basta alterar a contagem de colunas ou linhas em Configurações-> Exibir). Cada um desses painéis também pode suportar um número praticamente infinito de guias.

Na parte superior de cada painel, você verá o espaço e o tamanho do disco de informações, enquanto na parte inferior verá as informações na pasta que está visualizando no momento. Além disso, cada painel pode ser visualmente customizado de várias maneiras, incluindo a alteração da exibição dos arquivos. As opções de exibição nesse caso são idênticas às opções encontradas no Windows Explorer padrão: Lista, Ladrilhos, Ícones, Ícones Pequenos ou Detalhes. Uma barra na parte inferior do aplicativo fornece ações fáceis para funções como criação e exclusão de pastas, enquanto uma lista inteira de atalhos de teclado (configuráveis) pode ser examinada e modificada na guia "configurações".

É aqui que chegamos a outro dos recursos úteis - e bastante impressionantes - do Just Manager: destaque de arquivos. O aplicativo é configurado para que os usuários possam selecionar arquivos de um tipo específico para serem exibidos com uma cor de fonte diferente dos outros arquivos. Por padrão, os arquivos configurados para serem exibidos dessa maneira são Executáveis, Arquivos Ocultos e do Sistema, Arquivos Compactados e Arquivos de Ponto de Nova Análise. Quaisquer outros tipos de arquivos que você deseja destacar podem ser adicionados à lista com facilidade.

É um modo tão bom de apresentar uma das vantagens mais poderosas do Just Manager: o grau impressionante em que ele pode ser personalizado. Não vou detalhar os detalhes da profundidade dessa personalização, mas acho seguro dizer que é flexível o suficiente para que praticamente qualquer pessoa que a use seja capaz de ajustá-la ao seu gosto. Isso também inclui temas visuais e layouts: se você não se importa particularmente com a aparência um pouco feia da velha escola do Just Manager, pode alterá-la.

Por fim, o Just Manager inclui suporte completo para FTP, documentos online e unidades de rede.

Pensamentos finais

O Just Manager é completo, portátil e poderoso. É eficiente e estável, e incrivelmente fácil de usar.

Isso não quer dizer que não tenha suas fraquezas: parece ter alguns problemas com o reconhecimento de tablets e outros dispositivos similares, e pode não ser tão versátil quanto algumas das alternativas mais conhecidas e pagas.

Ainda assim, se você estiver procurando por um gerenciador de arquivos gratuito, fácil de usar e rápido para instalar, para resolver os problemas do Windows Explorer, poderá fazer muito pior do que o Just Manager.

Just manager - uma alternativa leve e gratuita para o Windows Explorer