Anonim

Existem dezenas de formatos de imagem. Alguns são abertos, outros proprietários, outros confusos e outros muito simples. Se você está tentando criar um site ou publicar imagens online, qual é o melhor? Em 'JPG VS PNG Qual é o melhor formato de imagem para a web?' estamos colocando dois dos formatos mais populares entre si para ver qual você deve usar, quando e por quê.

Uma imagem é uma imagem, certo? Quando você olha para a mesma imagem salva como JPEG e PNG, consegue identificar a diferença? Alguém que visualiza as imagens online vê alguma diferença? As chances são que a resposta é não, então por que se preocupar? Por que não apenas salvá-los quando eles vêm e se concentrar em algo mais interessante? Se você está publicando na Web, formatos de imagem são algo com o qual você precisará se familiarizar.

Antes de entrarmos no debate JPG VS PNG, vamos dar uma olhada rápida em cada formato.

JPG ou JPEG

JPG é a abreviação de Joint Photographic Experts Group, o grupo de especialistas em imagem que criou o formato. Sua intenção era reduzir os arquivos grandes de imagem sem perder muitos detalhes. A resposta deles foi o arquivo JPG.

A compactação JPG é com perda, ou seja, quanto mais você comprime, mais detalhes da imagem você perde. O processo de compactação remove primeiro dados irrelevantes ou desnecessários, mas também remove dados de imagem. Embora o tamanho dos arquivos possa ser reduzido drasticamente, você perde a qualidade da imagem. Como o JPEG foi criado por especialistas em imagens, ele funciona melhor com imagens detalhadas, com muitas cores e tamanhos maiores.

PNG

O arquivo PNG foi originalmente projetado para substituir o GIF. Em vez disso, os arquivos PNG agora funcionam com arquivos GIF, mas oferecem alguns recursos com os quais o GIF não pode competir. O mais notável é que o PNG trabalha com transparência, que é muito usada em imagens, logotipos e mídias comerciais. O JPG não pode funcionar com transparência e isso é algo a ser lembrado ao escolher entre os dois.

PNG usa compactação sem perdas, o que significa que não compromete a qualidade da imagem. Existe um custo para isso em tamanhos de arquivo um pouco maiores. O PNG também funciona bem com imagens que contêm texto, pois lida muito bem com as linhas. Também funciona melhor com imagens coloridas limitadas ou com transparência.

JPG VS PNG - Qual é o melhor?

Para voltar à pergunta original, a resposta curta não é o melhor formato de imagem. Ambos têm pontos fortes e fracos e são ideais em diferentes situações. Vamos dar uma olhada em algumas dessas situações.

JPG VS PNG - Qual é o melhor para a velocidade do site?

A velocidade de carregamento do site agora é parte integrante do SEO e qualquer pessoa que publique na web deve saber disso. Quanto menor o tamanho do arquivo de imagem, mais rápido ele será carregado, em teoria o JPG deverá vencer aqui. Na maioria das situações, é melhor, pois você pode compactar arquivos menores e funciona bem online.

No entanto, se a imagem incluir texto, o formato PNG é muito superior. Pode ser uma penalidade de tamanho pequeno, mas se você notar uma diferença visível entre as duas imagens, procure qualidade.

JPG VS PNG - Qual é o melhor para a usabilidade?

Qual formato é melhor para o uso diário? Tem que ser JPG. A maioria das câmeras digitais e smartphones salva no formato JPEG, a maioria dos editores de imagem o tem como padrão e todos os navegadores da Web funcionam perfeitamente com o formato. PNG é uma opção quando as imagens usam transparência, desbotamento ou muitas linhas retas, mas precisam ser selecionadas manualmente no seu editor de imagens.

Se você estiver trabalhando em uma imagem, geralmente é útil salvá-la como PNG até que você termine com ela. Você pode retomar a edição conforme necessário, sem perder detalhes. Depois de concluído, você pode salvá-lo como JPG para uso na Web.

JPG VS PNG - Qual é o melhor para a qualidade da imagem?

Se a qualidade da imagem for mais prioritária que a velocidade do site, você terá mais liberdade de escolha. O JPG funciona bem com fotografias e imagens detalhadas. Ele também lida muito bem com as cores e ainda pode oferecer vantagens de tamanho. O PNG também funciona muito bem com imagens detalhadas, especialmente aquelas com muitas linhas retas. PNG também é ideal para quando o tamanho do arquivo realmente não é um problema.

Dos dois, o JPG geralmente é o escolhido, pois ganha na frente da usabilidade e para quando você terminar de editar e puder achatar a imagem.

Pergunte a dez pessoas diferentes qual formato de imagem usar e você provavelmente obterá dez respostas diferentes. Todos eles têm seus pontos fortes e fracos e são ideais em diferentes situações. Este é um daqueles debates que continuarão para sempre. No final do dia, use o mais adequado para a imagem em que você está trabalhando na situação em que está trabalhando. Você não vai dar muito errado com isso!

Jpg vs png - qual formato você deve usar?