Anonim

A consistência sempre foi um problema para o sistema operacional Android do Google. Aberto por sua própria natureza, o sistema operacional pode ser encontrado em uma enorme variedade de dispositivos, levando a uma notável fragmentação de versão. Isso não apenas leva a possíveis problemas de segurança, mas também causa dores de cabeça aos desenvolvedores, que não podem ter certeza de que seus aplicativos encontrarão um recurso consistente definido nos dispositivos dos clientes.

Embora o Google não possa se orgulhar das taxas de adoção de concorrentes como a Apple, ele pode pelo menos comemorar um marco relativamente importante. Agora, mais de 16 meses após o seu lançamento, a versão atual do Android do Google - "Jelly Bean" - pode ser encontrada em mais de 50% dos dispositivos. Embora um número alarmante de dispositivos Android ainda execute uma versão do sistema operacional com mais de dois anos, 52, 1% estão executando a versão 4.1, 4.2 ou 4.3, as versões que compõem as APIs do Jelly Bean.

Os dados foram coletados monitorando as visitas ao aplicativo Google Play Store durante um período de 7 dias, terminando em 1º de novembro. O Google observa que o aplicativo suporta apenas a versão 2.2 do Android e superior; portanto, embora os dispositivos com firmware mais antigo não sejam reconhecidamente incluídos, eles representam menos de 1% de todos os dispositivos Android, segundo um estudo de agosto.

Se o Google quiser comemorar, no entanto, é melhor que seja rápido. A próxima versão principal da empresa para Android, "KitKat", está prestes a começar a ser lançada para os usuários como a versão 4.4 e provavelmente causará uma grande fragmentação novamente.

Jelly Bean agora alimentando mais de 50% dos dispositivos Android