Anonim

Os termos entre a Apple e as gravadoras do serviço de streaming de música do iTunes Radio foram revelados pelo The Wall Street Journal na noite de quarta-feira. O relatório inclui informações sobre os valores que a Apple deve pagar juntamente com circunstâncias especiais isentas de pagamento.

O jornal obteve informações de gravadoras independentes, que recentemente iniciaram negociações com a Apple para ingressar no iTunes Radio depois que a empresa de Cupertino já havia garantido as principais gravadoras antes da WWDC. O Wall Street Journal relata que os termos para esses selos independentes são muito semelhantes aos acordados pelos principais selos.

De acordo com as fontes do Wall Street Journal, a Apple pagará 0, 13 centavo (US $ 0, 0013) cada vez que uma música de uma gravadora for tocada por um assinante do iTunes Radio durante o primeiro ano de operação do serviço. Os rótulos também receberão 15% da receita líquida de publicidade gerada pelo serviço. No segundo ano do iTunes Radio, a taxa por música aumenta para 0, 14 centavos (US $ 0, 0014) e a participação na receita de anúncios aumenta para 19%.

Em comparação, o concorrente do iTunes Radio Pandora paga aproximadamente 0, 12 centavos de dólar por música, embora o pagamento de royalties da Apple a editores supostamente seja mais do que o dobro do de Pandora, de acordo com o The Wall Street Journal . O documento não forneceu mais informações sobre como as taxas de editores, calculadas separadamente dos pagamentos às gravadoras, serão calculadas.

Em uma provisão interessante, a Apple não terá que pagar royalties por músicas que já estão na biblioteca do iTunes do usuário ou "músicas que possam estar em um álbum do qual um ouvinte possua apenas uma parte". Não está claro se essa alegada disposição se aplica apenas para faixas e álbuns comprados na iTunes Store ou se a existência de uma faixa na biblioteca de um usuário como resultado do serviço iTunes Match também isenta a Apple de pagamento.

Além disso, a Apple também escapará dos pagamentos de royalties de determinadas faixas selecionadas pelo iTunes para promoções especiais, chamadas de "Heat Seekers", ou se um usuário pular uma música em menos de 20 segundos. No entanto, todas essas disposições aplicam-se apenas a duas músicas por usuário por hora, com a Apple obrigada a pagar royalties após esse limite.

O iTunes Radio está atualmente em teste pelos desenvolvedores como parte do iOS 7 beta. Ele será lançado para todos os usuários neste outono, juntamente com o lançamento público do iOS 7 como um serviço gratuito suportado por anúncios. Os clientes do iTunes Match poderão receber uma experiência sem anúncios como parte de sua taxa de associação existente de US $ 25 por ano.

Termos de rádio do iTunes revelados, em comparação com a pandora