Anonim

No que diz respeito às placas-mãe, muitos fabricantes de placas-mãe declaram abertamente à vista (geralmente ao lado do link de download) que se o BIOS estiver em boas condições de funcionamento e você não encontrar problemas, não atualize.

Por outro lado, quando se trata de roteadores sem fio, somos instruídos a manter sempre o firmware atualizado para a revisão mais recente.

Mas você deveria?

Antes de responder a essa pergunta, vou contar uma pequena história de algo que aconteceu comigo recentemente.

No meu roteador sem fio TrendNET, atualizei o firmware. Depois disso, meu laptop não conseguiu uma conexão Wireless N acima de 72, 2 Mbps, enquanto eu obteria 150 Mbps sólidos antes. Depois de fazer algumas pesquisas sobre isso, parecia que a atualização do firmware no roteador impedia uma largura de canal de 40MHz e permitia apenas 20MHz, daí a conexão 72.2 e não a 150. Com uma largura de canal de 20 MHz, 72, 2 Mbps é o mais rápido possível com N e, para ir mais alto (60, 90, 120, 135 e 150), a largura de 40 MHz precisa ser aberta.

E antes que alguém pergunte, não, meu roteador não permite uma largura forçada de 40 MHz, nem é compatível com DD-WRT. Se tivesse, eu teria usado. O programa de administração no navegador possui apenas as duas opções de "Auto 20 / 40MHz" e "20MHz".

Então… sobrando apenas uma opção, fiz o downgrade do firmware para a versão anterior. O resultado final é que recebi minha conexão de 150 Mbps de volta porque a largura do canal de 40MHz foi aberta como deveria estar em primeiro lugar.

Existe uma diferença notável entre 72, 2 e 150 Mbps? Para mim existe. Eu o noto especificamente ao armazenar em buffer o conteúdo de vídeo do YouTube, pois o 150 é muito mais rápido no download.

Fazer o downgrade do firmware em um roteador sem fio geralmente é uma má ideia

Acabei de contar a história acima de como fiz o downgrade do firmware do meu roteador, mas agora estou dizendo que fazer isso geralmente é uma má ideia. Você provavelmente está confuso neste momento. Eu vou explicar.

Quando verifiquei as notas de revisão entre a versão e a versão do firmware, nada na versão mais recente solucionou problemas relacionados à segurança. Isso me disse que a versão mais recente do firmware não era mais segura que a anterior, então eu considerava seguro o suficiente para prosseguir com o downgrade.

Se, no entanto, a versão mais recente abordasse problemas relacionados à segurança, eu não teria feito o downgrade. O roteador sem fio é meu firewall baseado em hardware, e esse item deve ser atualizado no que diz respeito à segurança, porque é a "primeira linha de defesa" para impedir que outras pessoas invadam minha rede.

Meu conselho final sobre o firmware do roteador sem fio é o seguinte:

Antes de atualizar, verifique as notas de revisão de versão para versão; isso será listado no site em que você o baixou. Se não houver nada na descrição que lista os patches de segurança, não atualize, a menos que haja uma correção absolutamente necessária para melhorar o desempenho do roteador. Dito em termos mais simples: se nada estiver errado, não atualize.

Se você precisar atualizar, faça backup do firmware do seu roteador primeiro. Se não houver opção para fazê-lo no programa de administração do seu roteador, verifique se é possível baixar uma versão idêntica do firmware existente antes de atualizar para a nova versão, caso algo dê errado e você precise voltar à versão antiga.

Não há problema em fazer o downgrade do firmware de um roteador sem fio?