Ter um aplicativo antivírus é obrigatório para todos os proprietários de computadores. Existem muitas opções diferentes no mercado, mas hoje vamos dar uma olhada no Windows Defender, que vem com todas as cópias do Windows 10. Como é incluído e endossado pela Microsoft, muitas pessoas pensam que está tudo bem do jeito que está, pensando que seu PC está protegido contra vírus, mas é?
Consulte também o nosso artigo Como acelerar o Windows 10 - O melhor guia
Por outro lado, algumas pessoas obtêm software antivírus adicional porque não confiam no Windows Defender. Chegou a hora de finalmente vermos como o Windows Defender se compara a outros softwares antivírus e se é bom o suficiente para você confiar.
Onde fica o Windows Defender?
O Windows Defender começou como o Microsoft Security Essentials nas versões anteriores do Windows. Não era a melhor escolha naquela época, mas a Microsoft fez muito trabalho para criar um antivírus mais eficaz. A versão mais recente do Windows vem com o Windows Defender por padrão, mas algumas pessoas ainda não confiam nela. A verdadeira questão é: o Windows Defender pode competir com outros softwares populares como AVG, Bitdefender e McAfee.
Você pode pesquisar no Google como o Defender se compara a todos os antivírus populares. Existem vários sites que acompanham isso mensalmente.
Teste AV
O AV-Test é um excelente site que ajuda os usuários a descobrir qual software antivírus eles precisam. Todas as ferramentas antivírus são classificadas de acordo com três fatores em uma escala de 0 a 6 (6 é o mais alto): proteção, desempenho e usabilidade. Então, como o Windows Defender se compara aos outros programas de software disponíveis?
Surpreendentemente para muitos usuários de PC, o Windows Defender é capaz de proteger seu dispositivo.
A versão mais recente do Windows Defender é a 4.18. Para fevereiro de 2019, a pontuação foi superior a 5, 5 nas três categorias, mostrando resultados sólidos há vários meses. Ele tem uma nota máxima quando se trata de proteção, enquanto as outras duas categorias estão logo atrás, com 5, 5 dos 6 pontos. Isso o coloca na mesma classe dos programas antivírus mais populares, como Avira, AVG e Bitdefender.
O AV-Test conclui que o Windows Defender oferece 100% de proteção contra ataques de malware de um dia. O estudo baseado em 1.605.917 amostras afirma que o Windows Defender encontrou 4 falsas detecções de software legítimo como malware em fevereiro. A média da indústria era 6, portanto o Windows Defender definitivamente tem uma classificação melhor que a média.
Não há dúvida de que o Windows Defender tem o que é preciso para se destacar dos garotos grandes, o que é uma melhoria considerável quando comparado ao seu antecessor.
Comparativos AV
Para qualquer pesquisa on-line, você deve verificar mais de uma fonte para confirmar ou desmerecer suas fontes anteriores, o que nos leva ao AV-Comparatives. Vamos ver se os resultados correspondem nos dois sites.
Os testes de proteção do mundo real estão muito bons. O site descobriu que o Windows Defender possui uma taxa de comprometimento de 0% após a execução de testes que incluíam uma mistura de URLs maliciosos, downloads e URLs que redirecionavam os usuários para malware. Ele está localizado ao lado de Avira, Tencent e F-Secure e excede o AVG e o Avast.
Quando comparado com os resultados dos meses anteriores, é claro que o Windows Defender fez muito para melhorar o bloqueio de malware dependente do usuário. Por exemplo, há apenas um ano, a taxa de malware dependente do usuário era de 3, 6%. Em novembro de 2018, havia sido reduzido para apenas 0, 8%. Os testes mais recentes de fevereiro e março de 2019 tiveram o Windows Defender em 0%, o que significa que esse malware não conseguiu passar.
A única categoria em que o Windows Defender parece estar enfrentando problemas é o falso positivo. Possui a maior taxa de falsos positivos de todos os antivírus testados. No entanto, se você observar os resultados de 2018, fica claro que o número de alarmes falsos está caindo lentamente. Ainda assim, mostrou 36 falsos positivos, o dobro do que o outro software mostrou.
Melhorias drásticas ao longo dos anos
O Windows Defender não é perfeito, mas está chegando lentamente. Se você procurar resultados históricos no AV-Test e no AV-Comparatives, fica claro que o Windows Defender está se movendo na direção certa.
Em outubro de 2015, o Windows Defender teve uma classificação de Proteção de apenas 3, 6 em 6 e um ataque de malware de 95% no dia 0. É claro que os dois sites detectaram melhorias significativas desde então, e o Windows Defender finalmente tem o que é necessário para competir com os melhores aplicativos antivírus existentes.
O Veredicto: Melhor do que nunca
É evidente que a Microsoft está trabalhando duro para melhorar o Windows Defender. Todos os resultados mostram que é tão bom quanto qualquer outro software antivírus quando se trata de proteção do sistema. O bom é que você não precisa instalá-lo, pois faz parte do Windows 10 desde o início.
Ele protegerá seu PC, mas obter outro software anti-malware não faria mal, porque você nunca pode ter muito cuidado.
Em resumo, você pode finalmente confiar no Windows Defender! Só esperamos que ele acompanhe o desenvolvimento sem fim de novos malwares.