Anonim

Recebi este email do meu ISP, Brighthouse Networks:


(clique para ampliar)

Existem alguns pontos deste discurso de vendas que são simplesmente risíveis. Por exemplo, “abra vários sites e ofereça suporte a vários usuários simultaneamente” - como se todos nós não estivéssemos fazendo isso há anos desde que começamos a usar a banda larga.

A Brighthouse está rotulando esse "nível" de velocidade da Internet como "banda larga". Existe alguma precisão técnica fraca nessa palavra em referência a um plano de dados do provedor de serviços de Internet.

A banda larga, tanto quanto eu acho que significa, é algo acima da conectividade de 20 Mbps - a menos que alguém por aí tenha uma definição melhor.

Mas antes de entrarmos nesse shtick de banda larga inteiro ..

Uma rápida história da banda larga

Supõe-se que a banda larga seja superior à melhor velocidade possível com a conexão discada. Tecnicamente falando, isso significa que qualquer coisa acima de 56k é, de fato, banda larga, começando com uma velocidade base de 128k.

Para aqueles que se lembram de quando o DSL foi introduzido no mercado, o plano básico era de 128k downstream com 56k upstream. Observe: eu acho que o upstream foi de 56k, pois na verdade poderia ter sido mais lento, dependendo do ISP.

Quando a banda larga do cablemodem foi introduzida, não havia opções de velocidade como a DSL. A maioria das empresas de cabo começou com 768k down / 128k up e esse foi o único serviço que você pôde obter. É claro que ficamos felizes em aceitá-lo porque era incrivelmente rápido em comparação com a conexão discada. Algumas empresas de cabo eram realmente baratas e tinham 512k down / 128k up, mas a maioria começou a oferecer serviço com um downstream de 768k.

Alguns anos depois, a maioria das empresas de cabo atualizou a rede para 1 Mbps para baixo e 512k para 768k.

À medida que mais pessoas começavam a se inscrever na Internet, as empresas de telecomunicações entendiam que podiam atualizar os polos para incluir conectividade de fibra óptica, e foi exatamente isso que eles fizeram. Nesse ponto, veio a oferta do ISP de 10 Mbps, depois os 20 Mbps. Um exemplo de serviço de Internet por fibra ótica é o serviço FiOS da Verizon. (A Verizon foi, de fato, a primeira a trazer conectividade de dados de fibra óptica de nível de consumidor acessível diretamente para residências.)

Depois disso, as empresas de cabo atualizaram suas redes para 10 Mbps para permanecerem competitivas.

E agora .. o cabo está oferecendo tem 40Mbps.

A banda larga pode realmente oferecer?

Sinceramente, não sei ao certo, mas estou inclinado a dizer "não" e eis o porquê:

Primeiro, é da empresa de TV a cabo que estamos falando . Farol com toda a honestidade é uma boa companhia. Mas essa é uma velocidade de conectividade de dados transportada em cobre. E alguns (ok, muito) desse cobre são bem antigos e ruins. A página de vendas não indica como o serviço será entregue; portanto, presume-se que será o mesmo de sempre - fio de cobre em postes.

O segundo é a questão do tráfego existente na Internet e do servidor de destino . Isso é melhor descrito usando uma analogia do viajante de bilhete mensal.

Você tem um carro pequeno. Este carro leva você a trabalhar todos os dias na mesma estrada que você sempre seguiu.

Você decide trocar seu pequeno carro por um Corvette - um automóvel muito mais rápido.

O Corvette é maravilhoso, no entanto, o tempo de viagem para o trabalho ainda é o mesmo. Claro, o carro que você está usando é muito mais rápido, mas o tráfego não mudou. Carro mais rápido, o mesmo tempo de deslocamento. Você não ganhou nada em velocidade.

E isso também não muda o fato de que, no trabalho, existem apenas tantos lugares de estacionamento no estacionamento.

O carro é o seu serviço de internet.

A rodovia é o caminho que os dados trafegam do seu computador através da Internet para o site.

O local de trabalho para o qual você viajou é o site.

As vagas de estacionamento no local de trabalho são quantas conexões um site pode suportar.

No final, mesmo se você tiver uma conectividade mais rápida, as rotas de dados e os sites / serviços que você está usando não serão mais rápidos. E quando um servidor da web não pode aceitar mais conexões, é isso - você é negado até que as conexões estejam disponíveis novamente.

Terceiro, a questão do DNS lento .

Aqui está algo que nenhum de vocês prestaria atenção ao que acontece sempre que você carrega um site, localizado na parte inferior esquerda do seu navegador:

Isso acontece não apenas no domínio listado acima, mas em todos os sites.

O fato de qualquer nome de domínio demorar para ser resolvido em 2009 é simplesmente triste.

O DNS como está agora é um gargalo na internet. Absolutamente não importa a velocidade da sua conectividade com a Internet, porque, atualmente, as solicitações de DNS são tão rápidas (ou seja, lentas) quanto possível. Nenhuma quantidade de megabits no lado do ISP pode curar isso.

Quando a Internet como um todo (importante) é atualizada de uma maneira em que os números são traduzidos para nomes mais rapidamente, você verá uma diferença. Mas há pouco que um ISP possa fazer agora para combater problemas lentos de DNS.

Então, onde a banda larga pode realmente oferecer?

40Mbps podem fornecer no mesmo local que os ISPs não querem - BitTorrent.

A razão pela qual o BitTorrent é tão rápido é por três razões principais.

Primeiro, o fato de ele não usar o DNS. As conexões são adquiridas usando endereços IP diretos - a maneira mais rápida possível de conectar-se a qualquer coisa na Internet.

O segundo é a natureza de origem distribuída do BitTorrent. É um enorme acelerador de velocidade quando você obtém apenas 5 sementes para um download torrent.

Terceiro, o BitTorrent usa o método “mais raro primeiro” em vez do método seqüencial de transferência de dados. Isso resulta em alta disponibilidade do que você estiver baixando.

Infelizmente, porém, o ISP odeia downloaders de torrent. Muito. Mesmo se você estiver baixando um arquivo torrent para propósitos regulares e completamente legais, como o download do Ubuntu, no que diz respeito ao ISP, isso é MAU! RUIM! RUIM!

Com a maneira como os ISPs estão indo, você nem poderá usar a banda larga para o que seria melhor para ela.

Yippee, viva?

O que você acha? Vale a pena a banda larga? Você compraria o serviço oferecido em sua região?

Internet de banda larga é o negócio real?