Todo mundo com um smartphone ou um computador sabe tudo sobre o processo de atualização. Existem atualizações para Windows, atualizações para OS X, atualizações para seus aplicativos, uploads para os jogos e aplicativos em seu telefone … a lista continua. Mas os computadores na sua área de trabalho ou no seu bolso não são os únicos computadores que você possui - se você tem um carro ou caminhão fabricado nos últimos vinte ou trinta anos, você certamente tem computadores no seu veículo. Os computadores de bordo lidam com controle de emissões, injeção de combustível, equilíbrio de desempenho e várias outras funções em seu carro ou caminhão. E adivinha? Esses computadores funcionam com software e esse software é atualizado periodicamente pelo fabricante.
Se você possui um veículo da General Motors, já possui computadores a bordo há bastante tempo. A GM colocou computadores, conhecidos como 'Módulos de Controle do Trem de Força' (PCMs) desde que o Geo Storm de 1990 foi lançado. (Por que eles escolheram o Storm, em vez de um Cadillac, para introduzir essa nova tecnologia é uma incógnita.) O PCM é um módulo programável que lida com todos os tipos de coisas para o seu veículo.
Para carros ou caminhões GM fabricados em 1996 ou posterior, você pode facilmente verificar se há atualizações disponíveis para o PCM do seu veículo em https://tis2web.service.gm.com/tis2web/. A verificação é totalmente gratuita; tudo que você precisa é o seu VIN.
Como usar o site:
- Digite seu VIN e clique no botão "Obter ID da CAL".
- Na próxima tela, selecione “PCM / VCM Powertrain / Vehicle Control Module” e clique no botão Next no canto inferior direito.
Você verá as atualizações disponíveis para o seu veículo GM. Cada opção ao lado de "Módulo:" é clicável. Você só precisa clicar uma vez em cada seção para ver quais atualizações existem.
Se desejar, você pode imprimir as páginas, trazê-las para a concessionária e aplicar as atualizações. O custo varia muito, dependendo do que precisa ser atualizado.
Você pode aplicar essas atualizações você mesmo?
Sim, em teoria, mas não é recomendado. Embora seja verdade tudo o que você precisa é de um laptop e um cabo conector OBD-II, será necessário adquirir a atualização e usar um software caro especial. Além disso, se você não atualizar corretamente, o veículo literalmente não será iniciado.
É melhor deixar atualizações desse tipo para a concessionária.