Anonim

Frequentemente ouvimos dizer que a tecnologia está nos prejudicando mais do que nos ajudando. Existem inúmeras opiniões e colunas sobre o assunto, e muitas delas ressoam que, sim, é a tecnologia que está nos prejudicando e causando divisão. Bem, esse não é exatamente o caso - a tecnologia está realmente nos ajudando de várias maneiras. Siga-o e mostraremos apenas algumas dessas maneiras.

Mídia social

Eu acho que o grande fator que inicia esse debate são as mídias sociais. Vamos ser sinceros: há muita coisa grosseira, desagradável e dolorosa em todas as mídias sociais. Você os lê e, na maioria dos casos, se pergunta como chegamos a um lugar em que temos uma quantidade insana de desrespeito por alguém que talvez nunca tenhamos conhecido.

Mas sim, eu realmente acho que esse é o cerne do debate - a mídia social, não a própria tecnologia. É realmente uma coisa do tipo “não jogue o bebê fora com a água do banho”, apesar de parecer clichê. No entanto, até as mídias sociais têm seus benefícios, como conectar-se com velhos amigos, e amigos e familiares sendo capazes de ver que você está bem e seguro em caso de emergência ou desastre com a verificação de segurança do Facebook.

Naturalmente, a escolha é sua ou não usar as mídias sociais - eu pessoalmente me mantenho longe disso - mas é importante não usar as mídias sociais, juntar tudo e dizer "a tecnologia está nos prejudicando". Aqui estão algumas maneiras foi um enorme benefício e até um salva-vidas.

Aparelhos

Existe uma grande variedade de gadgets por aí que são uma grande ajuda em nossas vidas diárias. Uma das quais mais interagimos são nossos telefones - facilita ficar conectado com outras pessoas, trabalhar em qualquer lugar e alcançar alguém em caso de emergência em apenas alguns momentos. No reparo automotivo, a tecnologia tornou mais fácil e seguro diagnosticar e consertar veículos até a troca de pneus no aro. Em nossas casas, as TVs (e Smart TVs) facilitaram o relaxamento e a exibição de filmes ou séries de TV com amigos e familiares, os aparelhos eletrônicos facilitaram o armazenamento de alimentos, a limpeza da louça, a roupa lavada e muito mais.

PC

Os computadores pessoais e laptops também tornaram as coisas mais úteis. A dependência de computadores criou muitos novos caminhos para o emprego, mantendo os negócios à tona e novas formas de entretenimento (por exemplo, videogames). Como uma extensão disso, a Internet tornou possível tantas outras coisas - quem quiser aprender algo geralmente pode fazer uma pesquisa rápida no Google e começar a aprender sobre o tópico escolhido, seja Desenvolvimento de Software, Negócios, Ciências da Saúde, Agricultura, Eletricidade, Soldagem e muito mais.

O negócio

Nos negócios, a tecnologia automatizou muitas coisas, reduzindo o tempo e o custo necessários para produzir determinados produtos ou serviços. A tecnologia na fabricação nos permite produzir em massa milhares e milhares de mercadorias em um curto período de tempo. E a tecnologia no transporte pode levar itens à sua porta no mesmo dia em que você faz o pedido!

Saúde

O que realmente pode ser a parte mais impressionante da tecnologia é quando se trata do setor da saúde. A tecnologia está literalmente salvando vidas aqui. Por exemplo, o desfibrilador e o marcapasso literalmente mantêm as pessoas vivas há anos. Algumas tecnologias permitem até que os amputados andem e desfrutem de um pequeno pedaço de vida novamente. Não apenas isso, mas a tecnologia está nos permitindo levar com eficiência outras peças de tecnologia que salvam vidas a países menos privilegiados, potencialmente salvando ainda mais vidas.

Tecnologia é o que você faz

Há tantas coisas boas sobre a tecnologia - estamos apenas arranhando a superfície aqui. Realmente, a tecnologia é o que você faz, pois a mudança começa com você. Você pode perceber a mídia social como uma coisa ruim, mas, na verdade, não é ruim a mídia social - são as pessoas que a fazem ou as quebram.

A tecnologia não está indo aonde - os benefícios superam substancialmente as desvantagens. Claro, também existem alguns aspectos desanimadores e frustrantes. Para citar apenas alguns, estamos preocupados com o acesso mais fácil às informações pessoais por meio de hackers (por exemplo, bancos, informações de compras etc.), quanta tecnologia de energia fornece aos governos, como podemos confiar muito (ou muito pouco) em tecnologia e assim por diante.

Existem muitos argumentos e preocupações legítimos de ambos os lados do espectro, para dizer o mínimo. Mas, na maioria das vezes, a tecnologia fez mais por nós do que poderíamos imaginar. É importante não culpar a tecnologia por nossos problemas, mas começar a mudar as coisas para melhor em nossos círculos de amigos e familiares. A tecnologia é realmente uma coisa boa - basta ver a quantidade de vidas que ela salvou - ela só precisa ser exercida de maneira adequada.

A tecnologia está doendo ou nos ajudando?