Vale a pena comprar um disco rígido sem fio dedicado em comparação com formas alternativas de fazer a mesma coisa? A resposta depende de quanto você está disposto a gastar (ou não gastar) e se a conveniência vale a pena.
Existem duas alternativas independentes que conheço que farão a mesma coisa.
Alternativa 1: Gabinete USB externo conectado ao hub USB sem fio
O IOGEAR GUWIP204 vendido por US $ 63 no momento da redação deste documento poderia facilmente ter um gabinete USB externo com fio padrão conectado a ele, facilitando a conectividade sem fio. A desvantagem é que você precisa ter 2 dispositivos conectados na parede em vez de apenas um.
Alternativa 2: Gabinete USB externo conectado diretamente ao roteador sem fio
Alguns roteadores Wi-Fi possuem uma porta USB específica para conectar dispositivos externos, como este. Os roteadores sem fio da D-Link, em particular, chamam isso de Shareport.
A maior vantagem de comprar um roteador Wi-Fi especificamente para fins de armazenamento sem fio é que é mais ou menos garantido que funcione exatamente como pretendido. A D-Link faz ótimas coisas e sua tecnologia funciona, então não há como adivinhar se será capaz de fazer o trabalho ou não.
A desvantagem aqui é que é mais um roteador Wi-Fi que você precisa configurar e configurar como um WAP para inicializar. Ou, como alternativa, você pode simplesmente usar um D-Link ou um roteador similar como principal meio sem fio e pular completamente o processo WAP.
Opinião de Rich
Pessoalmente, não vejo a conveniência de possuir um disco rígido USB sem fio, principalmente porque gosto que meus dispositivos sem fio sejam o mais multifuncional possível. Para o dinheiro, um hub USB sem fio ou roteador Wi-Fi dedicado com capacidade de compartilhamento USB parece ser o melhor negócio, embora um pouco mais inconveniente por causa das coisas extras que você precisa configurar e conectar à parede.