Com os preços dos aparelhos caindo constantemente, as TVs 4K de nível de entrada se tornaram mais baratas do que nunca. Embora nem tão caro quanto antes, os modelos 4K de médio alcance ainda podem ser proibitivos para alguns, enquanto a atual gama de modelos de ponta pode custar US $ 20.000 ou mais.
Consulte também o nosso artigo Como assistir Netflix em 4K no Mac (Dica: Não é através do Safari)
Se você está no mercado de uma TV nova e tem os fundos necessários para seguir a rota 4K, pode estar se perguntando se realmente vale a pena. Este artigo analisará as poucas coisas importantes que você deve considerar antes de decidir se deseja atualizar para um modelo 4K ou usar 1080p.
O que há de tão especial em 4K, afinal?
Caso você ainda não saiba, 4K é o próximo passo na evolução da HDTV.
Tudo começou com 720p (também conhecido como HD), onde a imagem tinha 720 linhas de 1.280 pixels cada, para garantir imagens nítidas. 720p foi então substituído por 1080p (também conhecido como Full HD), onde, como o nome sugere, a imagem era composta de 1.080 linhas de 1.920 pixels cada, para uma experiência visual ainda melhor.
Fonte da imagem: 4k.com
4K (referido como Ultra HD) supera os dois com 2.160 linhas de 3.840 pixels cada. Se você multiplicar o número total de pixels, obtém quatro vezes mais que 1080p (8.294.400 vs. 2.073.600) e nove vezes mais que os aparelhos de televisão 720p (921.600). Isso, em teoria, deveria garantir uma qualidade de imagem muito melhor, com detalhes mais imersivos e uma nitidez de cores muito melhor, graças ao uso da tecnologia High Dynamic Range (HDR), especialmente ao assistir em uma tela de televisão maior.
No entanto, só porque você está assistindo em uma TV 4K não significa que você obterá todos os benefícios da resolução mais alta. Se o conteúdo que estiver assistindo estiver em uma resolução mais baixa - 1080p e 720p para transmissões de televisão e até 480p para DVDs de definição padrão e repetições de comédias clássicas - você terá uma imagem melhorada que não é muito melhor do que a que você ' d com um televisor Full HD ou HD comum.
E isso nos leva a um grande problema com os aparelhos de TV 4K, pelo menos por enquanto.
A disponibilidade atual do conteúdo 4K
Se você é um ávido colecionador de Blu-ray com uma propensão para blockbusters, não terá problemas para encontrar conteúdo 4K para assistir. Isso ocorre porque a maioria dos Blu-rays dos títulos atuais apresenta uma versão em 4K do filme, além do Full HD, permitindo que você aproveite ao máximo sua TV. Até alguns favoritos perenes como "Casablanca" e "A ponte sobre o rio Kwai" receberam remasterizadores em 4K, para que você possa assisti-los na TV com uma qualidade provavelmente superior à que foram originalmente exibidos na tela grande.
Por outro lado, se você planeja assistir TV linear, incluindo noticiários e seus programas de TV favoritos em 4K, não poderá fazer isso. A maioria dos canais dos EUA transmite seu sinal em 720p e 1080p, então o Full HD é o melhor que você pode esperar. Alguns fornecedores, como Dish e DirecTV, podem dar acesso a conteúdo 4K, mas isso é limitado apenas a determinados eventos esportivos e a vários programas de TV populares.
No entanto, existe uma área do mundo do entretenimento que você pode procurar para obter conteúdo 4K de alta qualidade - streaming. Netflix, Amazon, Hulu e YouTube oferecem uma variedade de conteúdos em 4K, embora alguns exijam que você pague mais para ter acesso a ele. Ainda assim, se você gosta de programas de TV que assistem compulsivamente, muitos originais da Netflix estão disponíveis em 4K, incluindo hits globais como “House of Cards”, “Stranger Things” e “Orange Is the New Black”, bem como sua primeira incursão em o gênero de documentário sobre a natureza, o visual deslumbrante "Nosso Planeta".
Todas as TVs 4K são inteligentes…
Com aparelhos de televisão HD, você pode escolher entre os modelos inteligentes e as opções mais baratas e sem frescuras. As TVs inteligentes com Android oferecem acesso a centenas de aplicativos que podem transformar sua TV em uma central de mídia doméstica adequada. Você pode jogar jogos para Android, transmitir músicas do Pandora ou Spotify, organizar toda a sua biblioteca de mídia com o Plex e assistir a centenas de canais adicionais através de aplicativos como o Kodi.
O que muitas fontes não mencionam é que mesmo as TVs 4K mais acessíveis são da variedade Smart TV, o que significa que você terá acesso a todas as vantagens mencionadas acima. Você também pode transmitir conteúdo diretamente do seu smartphone para assisti-lo na tela grande e usar o Bluetooth para conectar um controlador de jogo à sua TV e jogar no Steam. Quanto ao entretenimento, as possibilidades são infinitas.
… Mas seria mais inteligente esperar que os preços caíssem?
Como as plataformas de streaming continuam produzindo mais conteúdo em 4K e mais eventos ao vivo são transmitidos usando esse método, espera-se que a tecnologia se torne mais facilmente disponível. Como tal, os preços das TVs 4K certamente continuarão caindo nos próximos anos. E embora os modelos básicos já sejam bastante baratos, suas telas são pequenas e médias, o que não é suficiente para notar grandes diferenças em relação a 1080p.
Em última análise, a decisão é sua.
Se você quer ser um dos primeiros a adotar a tecnologia e entrar no jogo 4K antes de todos os outros, há uma ampla seleção de modelos em diferentes faixas de preço para escolher. Mas não se surpreenda se um de seus amigos comprar exatamente o mesmo modelo pela metade do preço em alguns anos.
Até você
Você possui um aparelho de TV 4K? Em caso afirmativo, quais tipos de conteúdo você mais assiste e percebe grandes diferenças em comparação à sua antiga TV 1080p? Compartilhe suas experiências nos comentários abaixo.